Desemprego registado em setembro é o mais baixo dos últimos seis anos nos Açores

O número de desempregados inscritos nas Agências de Emprego dos Açores baixou 10,1 por cento em setembro, o que corresponde, de acordo com os dados hoje publicados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), ao valor mais baixo desde outubro de 2011.

A diminuição registada em setembro corresponde a menos 975 Açorianos inscritos do que no mesmo mês de 2016.

Os dados do IEFP demonstram ainda que esta nova diminuição se verifica também por comparação com o mês anterior.

Desde que ocorreu o valor mais elevado de desempregados registado na Região, tem-se verificado uma redução consistente do número de inscritos nos Açores, revela uma nota do executivo regional, divulgada pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social (Gacs).

De acordo com os dados disponibilizados pelo IEFP, as Agências para a Qualificação e Emprego (APQE) dos Açores registaram em setembro 8.704 inscritos, quando, em dezembro de 2013, se registavam 13.208 desempregados.

Esta descida representa uma redução de 34 por cento de desempregados inscritos naquelas agências.

Os dados divulgados pelo IEFP revelam também uma descida de 19,89 por cento no desemprego jovem, comparativamente ao mesmo mês de 2016.

Esta redução progressiva e consistente do desemprego registado tem sido possível pela ação das empresas e dos trabalhadores Açorianos, em conjunto com as medidas públicas de apoio à criação de mais e melhor emprego, assim como do crescimento sustentável da economia regional, lê-se ainda.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*