Lagoa recebe comemorações do “Dia do Romeiro” em 2018

A Assembleia Geral da associação Movimento de Romeiros de São Miguel aprovou o plano pastoral do Movimento para o ano de 2017 e 2018, encontro que decorreu no auditório da Escola Secundária da Lagoa.

Dos 53 ranchos existentes na ilha, estiveram presentes 35. O plano pastoral foi aprovado com 32 votos a favor e 3 abstenções, na reunião que decorreu a 22 de outubro.

Entre as várias atividades previstas nas áreas da formação, da cultura e da comunicação, destaque para a formação espiritual e de dinâmica de grupo agendada para o dia 4 e 18 de novembro, a primeira será no Nordeste, a segunda, a 18, na Ribeira Grande e a terceira decorrerá a 13 de janeiro, na Lagoa.

Também em janeiro do próximo ano, está previsto o habitual retiro do Movimento, na Escola Secundária da Ribeira Grande, que acontecerá dia 21. Este encontro terá uma sessão formativa e outra de celebração litúrgica e contará com a presença do bispo de Angra.

Nesta Assembleia Geral foram ainda discutidas e aprovadas algumas alterações ao regulamento aprovado em 2016.

Segundo o presidente da Associação, João Carlos Leite, qualquer mudança é complicada, mas pensa que os Romeiros sustentadamente vão-se esclarecendo, e houve algumas mudanças que tiveram um único objetivo, o de melhorar o funcionamento do Movimento dos Romeiros. “As alterações que o movimento propõe são alteração para o bem do Movimento, da Igreja e dos próprios romeiros”, destacou ao nosso jornal.

A associação Movimento de Romeiros de São Miguel quer que os romeiros sejam cada vez “mais próximos” dos párocos e a sua participação na vida da comunidade paroquial seja “mais marcante”.

As romarias quaresmais saem entre 17 de fevereiro e 29 de março, sendo previsível que saiam todos os ranchos de São Miguel e mais dois da diáspora.

A 22 de outubro, teve também lugar o encontro de responsáveis que teve como tema “Pernoitas: Partilha e Desafios”, tendo sido o moderador o Pe. Nuno Maiato e palestrantes duas famílias que dão acolhimento a Romeiros.

O Dia do Romeiro, em 2018, será assinalado a 15 de abril em Santa Cruz da Lagoa.

DL

Categorias: Local, Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*