Laboratório Regional de Engenharia Civil transmite seminário da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) efetua, a 26 e 27 de outubro, a transmissão do 2.º Seminário da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES).

O seminário, que se realiza no auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, poderá, desta forma, ser acompanhado a partir do LREC, em Ponta Delgada.

Segundo o executivo regional, estes seminários são uma iniciativa conjunta da SPES, do LNEC e da empresa de inovação e engenharia PRETENSA, especializada na área de proteção sísmica, visando a divulgação de temas na área da Engenharia Sísmica.

Neste segundo seminário serão abordados dois temas de elevada importância para a resiliência da sociedade na eventualidade de um sismo, nomeadamente como é que a sociedade se pode preparar para responder a eventos sísmicos e o que pode ser feito para proteger as diversas redes de infraestruturas (estradas, rede elétrica, etc.) na eventualidade de um sismo.

O primeiro dia será dedicado à preparação da resposta pós-sismo e ações concretas a serem tomadas no caso da ocorrência de eventos sísmicos.

O segundo dia abordará a compreensão da forma como se pode garantir a resiliência das redes que permitem à sociedade funcionar, sendo dada uma atenção particular à proteção sísmica das redes elétricas e de pontes e viadutos.

A participação portuguesa está a cargo Aníbal Costa, Presidente da SPES, Luís Guerreiro (SPES e IST), Mário Santos Lopes (IST) e Patrícia Pires (Autoridade Nacional de Proteção Civil).

O seminário terá como oradores estrangeiros Kit Miyamoto (EUA), líder da Miyamoto International, empresa de engenharia sísmica internacional, e da Myiamoto Global Disaster Relief, organização não governamental técnica, e um dos comissários sísmicos da Califórnia, além de Gabriella Castellano (Itália), responsável pelo Departamento de Inovação e Desenvolvimento da FIP Industriale, uma das empresas de referência a nível mundial em proteção sísmica, e Alberto Dusi (Itália), Diretor da Numéria Consulting, especialista em isolamento sísmico.

Considerando este tipo de seminários e o interesse dos temas abordados, o LREC apela à participação nesta iniciativa, já que, além de promover a divulgação de conhecimento, permite a troca de experiências e a discussão de temas onde se procura associar a teoria à prática, com profissionais de reconhecido mérito.

Este seminário é gratuito, mas de inscrição obrigatória, que deve ser feita através da página do LREC, no endereço www.lrec.azores.gov.pt.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*