Lagoa celebra Dia Mundial da Igualdade

No próximo dia 24 de outubro, das 10h00 às 12h00, no anfiteatro da Escola Secundária da Lagoa, decorrerá uma sessão-debate com jovens do 3.º ciclo do Ensino Básico para tratar o tema “As Competências não têm Sexo: Profissões de Homens e Mulheres”. Uma iniciativa organizada em parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa, através do Gabinete de Ação Social, e a Escola Secundária da Lagoa.

Pela segunda vez consecutiva, a autarquia lagoense assinala esta efeméride que é assinalada em todo o país, através de uma atividade que vai ao encontro dos objetivos do Plano Municipal de Igualdade de Género e Cidadania. A sessão-debate conta com a participação de Aida Ferreira, Tiago Ferreira, Andreia Delfim e Jorge Franco, sendo a moderadora da sessão Catarina Borges.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, nesta sessão-debate será feita uma apresentação pelos convidados de homens e mulheres em posições profissionais não tradicionais do ponto de vista do género. Em cada apresentação, pretende-se que os convidados relatem a sua experiência de vida e respondam de uma forma breve e elucidativa, a várias questões, tais como os estereótipos sentidos, as discriminações a que foram alvo, as dificuldades sentidas no percurso académico ou profissional, quando cada convidado descobriu a sua verdadeira vocação, assim como outras questões não menos pertinentes relacionadas com o tema da sessão-debate. Seguidamente, e incluindo nesta sessão-debate, será promovido um debate entre todos os presentes, abrangendo os alunos, sobre as dificuldades sentidas numa determinada profissão tendo em vista o facto de se ser homem ou mulher e a conciliação da vida familiar com a profissão.

De acordo com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, órgão dependente da Presidência do Conselho de Ministros, do Governo da República, o Dia Municipal da Igualdade assinala-se anualmente a 24 de outubro, com a finalidade de sensibilizar as autarquias para a promoção da dimensão da igualdade de género em todo o território português. A criação desta efeméride teve como enquadramento o IV Plano Nacional para a Igualdade – Género, Cidadania e Não Discriminação, Plano que decorreu entre os anos de 2011 e 2013.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*