Diretor Regional das Comunidades visita Brasil e Uruguai

O Diretor Regional das Comunidades inicia esta sexta-feira, dia 20 de outubro, uma visita ao Brasil e Uruguai, onde, além de reunir com as comunidades açorianas e as suas entidades representativas, participa no XII Encontro Cultural Açoriano no Rio de Janeiro, na Semana Cultural da Casa dos Açores de São Paulo e nas Fiestas Azoriano-Carolinas.

Paulo Teves inicia esta deslocação no Rio de Janeiro, onde participa na sessão solene de abertura do XII Encontro Cultural Açoriano, evento promovido pela Casa dos Açores do Rio de Janeiro que inclui várias palestras e uma mesa redonda sobre o arquipélago e a sua variada oferta turística e cultural.

Segundo o executivo regional, o programa deste encontro, que decorre até domingo, conta ainda com exposições, degustações de produtos açorianos e atuações do Grupo Folclórico Padre Tomaz de Borba e da Tuna Açoriana.

Na segunda-feira, 23 de outubro, já no Estado do Rio Grande do Sul, o Diretor Regional visita a UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde será recebido pelo Programa de Pós-Graduação em História, do qual faz parte o Núcleo de Estudos Açorianos.

Ainda neste dia, Paulo Teves visita a Escola Estadual Carlos Bina, em Gravataí, e reúne-se com a Direção da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul.

No dia seguinte, em Florianópolis, vai reunir-se com a Direção da Casa dos Açores de Santa Catarina, enquanto, a 25 de outubro, terá reuniões com o Secretário Municipal de Cultura de Florianópolis, Márcio Luiz Alves, e com a Superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Maria da Silva Pereira.

Durante a tarde, Paulo Teves encontra-se com várias organizações integrantes do Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, assistindo à noite ao espetáculo “Unindo Corações: um sonho açoriano no Atlântico Sul”, no Teatro Álvaro de Carvalho.

Ainda na capital do Estado de Santa Catarina, Paulo Teves reúne-se com o Prefeito de Florianópolis, Gean Marques Loureiro.

O Diretor Regional das Comunidades viaja depois para São Paulo, onde participa, a 27 de outubro, na 16.ª Semana Cultural promovida pela Casa dos Açores, uma iniciativa que promove a cultura e tradições açorianas, este ano com o tema “O canto como expressão das nações e dos povos”.

Paulo Teves termina esta deslocação à América do Sul com uma visita à cidade de San Carlos, no Uruguai, a 28 e 29 de outubro, onde participa na 15.ª edição das Fiestas Azoriano-Carolinas, promovidas pela Casa dos Açores do Uruguai.

Estas festividades celebram a chegada dos primeiros emigrantes açorianos a esta região do país, incluindo o programa deste ano as conferências “Azorianos hacedores de patria”, de Manuela Techera, e “Rescatando mi memoria familiar en las islas Azores”, de Raquel Domínguez.

O programa inclui ainda, entre outras iniciativas, um Festival de Danças, com o Grupo de Danzas “Los Azoreños”, o “Coroazores”, o Grupo Musical “Terceira” e o Grupo de Tango “Los Azoreños”.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*