“Inovação, conhecimento e investigação são fundamentais para o sucesso da produção agrícola regional”

O Diretor Regional da Agricultura destacou, em São Miguel, o papel da inovação, da ciência, do conhecimento e da investigação como aspetos fundamentais para o sucesso e para a afirmação da produção agrícola nos Açores.

José Élio Ventura falava na conferência ‘Iodo e Selénio no Leite: ambiente e saúde’, organizada pela Unileite e pela Universidade dos Açores, que reuniu investigadores e agentes do setor agrícola para debater a importância do iodo no leite, a relevância para a saúde dos consumidores e estratégias comerciais.

Na sua intervenção, José Élio Ventura referiu que todo o trabalho de investigação assenta na excelência do leite dos Açores, que deve ser motivo de orgulho e do qual deve ser tirado o máximo partido, “acrescentando-lhe valor em cada gota, em cada fábrica e em todas as oportunidades”.

O diretor regional salientou que os desafios futuros poderão ser mais facilmente enfrentados se houver um “reforço do conhecimento e do saber dos agentes próprios”, adiantando que o Governo dos Açores já aprovou um apoio de 1,2 milhões de euros relativos a 12 bolsas de doutoramento e pós-doutoramento na área da Agricultura.

O recurso à ciência, às novas tecnologias e ao conhecimento, sustentou José Élio Ventura, “muito podem ajudar a aumentar os níveis de eficiência, eficácia e competitividade da fileira do leite e assim aumentar a rentabilidade da atividade e o rendimento dos agricultores”.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*