Dia dos Bens culturais da Igreja assinalado na Lagoa

A Coleção Visitável da Matriz de Lagoa (CVML), espaço museológico na igreja de Santa Cruz, assinala o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, este ano, com a divulgação do projeto «Três».

De acordo com o Sítio Igreja Açores o projeto «Três» consiste na abertura da CVML, aos domingos à tarde durante três horas, das 15h00 às 18h00, e na realização de oficinas temáticas, das 16h00 às 17h00, nos próximos meses de novembro, dezembro e janeiro.

Para além da oportunidade de visitar a coleção, num dia e horário fora do habitual, os mais novos terão a possibilidade de participar em três oficinas, uma por mês, de acordo com o calendário litúrgico da Igreja, a saber: em novembro (A Coroa do Advento), dezembro (O Menino Jesus), e em janeiro (O Batismo de Jesus).

O objetivo segundo a nota “é promover o diálogo e fortalecer a comunhão com a comunidade local”, procurando dinamizar ateliês para jovens.

“Deste modo, a CVML cumpre parte da sua missão que consiste na promoção da Fé através da Cultura, com uma proposta concreta para as famílias nas tardes de domingo”.

Lançado em 2011, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja é assinalado a 18 de outubro, uma data dedicada a São Lucas, o padroeiro dos artistas.

Começou inicialmente como uma forma de dar voz às dioceses e ao trabalho que desenvolvem na área do património religioso católico, no sentido de o dar a conhecer à sociedade em geral.

Desde os últimos dois anos o evento abriu-se também à participação de outras instituições, integradas na sociedade civil, desde museus a confrarias, passando por organismos como a Fundação Calouste Gulbenkian.

DL/IA

Categorias: Local, Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*