Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada realiza atividades de promoção da leitura

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada realiza, entre 21 e 28 de outubro, um conjunto de atividades no âmbito da promoção da leitura, entre as quais sessões de contos e formação creditada, dinamizadas por Rodolfo Castro.

Nas ‘Sessões de Contos’ estão previstas duas iniciativas, a primeira das quais destinada a grupos e escolas, onde será apresentada uma seleção de histórias irreverentes, divertidas e com situações inesperadas.

Esta iniciativa, dirigida a crianças do pré-escolar e do 1.º Ciclo, terá lugar a 23, 25 e 27 de outubro, com sessões às 10h00 e às 14h00, sendo admitidas, mediante inscrição prévia, duas turmas por sessão.

A segunda iniciativa, intitulada “Contos da meia-noite do mundo”, é dirigida ao público adulto e inclui uma seleção de histórias de autor e de contos tradicionais de diferentes culturas, antigas e modernas.

Esta iniciativa decorrerá a 27 de outubro, pelas 15h00, para o público sénior, com inscrição prévia, e a 28 de outubro, pelas 21h00, para o público adulto, com entrada livre.

A 24 e 26 de outubro, terá lugar uma oficina de leitura em voz alta, denominada “Coro de Leitores”, destinada a alunos do 2.º Ciclo.

Esta atividade, que terá sessões às 10h00 e às 14h00, obriga a inscrição prévia, sendo admitida uma turma por sessão.

Por seu lado, na iniciativa “Conversa sobre leitura em voz alta” serão apresentadas sugestões, dicas e críticas sobre as formas de abordar a leitura e de apoiar a formação de leitores.

Dirigido a pais e professores, este evento realiza-se a 28 de outubro, pelas 15h00, devendo as inscrições ser feitas até 26 de outubro.

A Biblioteca realiza também um “Laboratório de Contadores de Histórias”, uma formação creditada de 25 horas que visa fornecer ferramentas teóricas e práticas para o trabalho com os livros e a leitura na sala de aula e noutros contextos.

A creditação desta formação é dirigida para os grupos de docência 110, 200, 210 e 220, e tem como requisitos a frequência de 90% da sua duração, bem como a realização de uma avaliação.

A entidade formadora da creditação é a Escola Básica Integrada de Arrifes, em conjunto com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, promotora da formação.

A participação de 90% da duração da formação também é obrigatória para os restantes públicos que não se incluem naqueles grupos, e confere igualmente um Certificado de Participação.

Esta formação, destinada a educadores de infância, professores e mediadores da leitura, decorre a 21 de outubro, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, de 23 a 27 de outubro, das 18h30 às 21h30, e a 28 de outubro, das 9h30 às 12h30.

O dinamizador argentino Rodolfo Castro é atualmente escritor e formador creditado na área da literatura e dos contos.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*