Mais 895 jovens Açorianos iniciam este mês o seu percurso profissional no âmbito da política regional de promoção de emprego

O Vice-Presidente do Governo assinalou, esta segunda-feira, dia 16 de outubro, em Angra do Heroísmo, o início de mais “uma nova fase do programa Estagiar”, revelando que este mês mais 895 jovens iniciaram uma atividade profissional nos Açores com o apoio do Estagiar L e T, sendo que 76 por cento estão colocados no setor privado.

“352 jovens, após a conclusão da licenciatura, iniciaram a sua atividade profissional no âmbito do programa Estagiar L e 543 jovens iniciaram a sua atividade, após a conclusão do ensino profissional, através do programa Estagiar T”, anunciou Sérgio Ávila.

O titular da pasta do Emprego e Qualificação Profissional salientou que “76 por cento desses jovens iniciaram a sua atividade profissional em empresas privadas ou em entidades sem fins lucrativos, o que demonstra bem a dinâmica que o setor privado tem na Região” e a aposta no sentido de criação de oportunidades para a criação de emprego jovem.

“É uma iniciativa do Governo que visa assegurar o apoio à integração de jovens, após a conclusão dos seus estudos, no mercado de trabalho”, sublinhou Sérgio Ávila, adiantando que se pretende, através de estágios com a duração de 18 ou 24 meses, promover a sua integração no mercado de trabalho.

Trata-se, afirmou, de um “primeiro apoio que visa dar uma primeira oportunidade que, depois, os jovens e as entidades que os acolhem devem absorver no sentido de garantir uma estabilidade profissional futura”.

Sérgio Ávila recordou, por outro lado, os recentes ajustamentos à regulamentação deste programa, no sentido de reforçar “o rigor na utilização dos estágios”, para que o programa “seja efetivamente uma primeira oportunidade dos jovens acederem ao mercado de trabalho”.

“O emprego jovem é para nós uma enorme prioridade e, neste contexto, o facto de no dia 1 de outubro mais 895 jovens Açorianos iniciarem a sua atividade profissional, é para nós extremamente significativo”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*