Programa Regional de Promoção de Alimentação Saudável está em fase de auscultação

O Secretário Regional da Saúde iniciou, em Ponta Delgada, a recolha de contributos junto de diversas entidades para a proposta de Programa Regional de Promoção de Alimentação Saudável.

Rui Luís falava no final de uma ronda de reuniões com várias entidades ligadas à alimentação, entre as quais a Associação dos Consumidores da Região Açores, a Ordem dos Nutricionistas, a Associação de Diabéticos de São Miguel e Santa Maria e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

O Programa Regional de Promoção de Alimentação Saudável surge da necessidade de implementar políticas que melhorem o estado nutricional e de saúde da população açoriana.

Rui Luís afirmou que vão sair deste programa orientações e medidas concretas par a alteração de hábitos de vida, frisando que o excesso de peso e a obesidade são encarados pelo Governo dos Açores como um grave problema de saúde pública que é necessário combater.

Os últimos estudos em que a Região tem vindo a participar apontam para uma prevalência de excesso de peso superior à do restante país.

No Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física 2015-2016, a taxa de prevalência na Região Autónoma dos Açores era de 61%, enquanto a nível nacional era de 57%.

O titular da pasta da Saúde revelou que este ”é um programa transversal, porque abrange os jovens de uma forma mais direta, através das escolas, e de uma forma indireta, as famílias”, acrescentando que também se pretende que “chegue à restauração e às zonas comerciais”.

Esta ronda de reuniões para recolha de sugestões termina segunda-feira em Angra do Heroísmo, após o que o documento será sujeito ao período de discussão pública e apreciado pelo Conselho Regional de Saúde.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*