Centro do furacão Ophelia está mais próximo dos Açores

Segundo a última atualização do I.P.M.A., às 15H (hora dos Açores), o centro do ciclone Ophelia (categoria 2 na escala de Saffir-Simpson), localizava-se a 892 km a SW da ilha Santa Maria. O ciclone está a deslocar-se para E/NE a 19 km/h em direção ao arquipélago, passando a S/SE do grupo Oriental.

De acordo com a previsão, existe uma probabilidade do ciclone condicionar o  estado do tempo no grupo Oriental (com vento médio igual ou superior a 65 km/h) a partir das 12h (hora dos Açores) de sábado, 14 de outubro. Para Santa Maria esta probabilidade varia entre 50 a 70 % e para São Miguel entre 20 a 30 %. Nestas condições, prevê-se que a partir das 12h de sábado ocorra um agravamento do estado do tempo, com precipitação forte (superior a 40 mm acumulados em 1 hora) e acompanhada de trovoada, vento com rajadas que em S. Miguel podem chegar aos 100 km/h e em S. Maria poderão ultrapassar os 100 km/h e ondas que podem atingir os 6 metros de altura significativa.

Para o grupo Central, prevê-se uma intensificação da superfície fontal fria que poderá provocar precipitação forte (superior a 40 mm acumulados em 1 hora), podendo ser acompanhada de trovoada.

DL/IPMA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*