Inspeções Regionais das Atividades Económicas e do Trabalho participam em sessões para a restauração e hotelaria

As inspeções regionais das Atividades Económicas (IRAE) e do Trabalho (IRT) vão realizar, em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), sessões de informação e esclarecimento nas áreas dos riscos profissionais, segurança alimentar e regras económicas nos setores da restauração e hotelaria.

A primeira sessão de sensibilização, que será dedicada aos riscos profissionais nos setores da restauração e hotelaria, terá lugar terça-feira, 17 de outubro, pelas 14h30, no Centro de Formação da CCIPD, em Ponta Delgada.

Segundo o executivo regional, nesta sessão, a IRT vai abordar o tema dos riscos a que estão sujeitos os profissionais dos estabelecimentos de restauração e de hotelaria.

A iniciativa visa contribuir para uma política de prevenção neste setor que tem registado um significativo aumento ao nível da procura e criação de novos negócios, alertando-se para a observação das normas de segurança de forma a garantir a saúde e segurança dos trabalhadores e a eliminação dos acidentes de trabalho.

A IRAE, por sua vez, vai apresentar informação relevante para a restauração, comércio e serviços, designadamente ao nível das regras de licenciamento, do Livro de Reclamações e afixação de preços.

Na sessão, que também prevê um período para esclarecimento de dúvidas, vão ser ainda abordadas matérias relativas a regras de funcionamento, práticas comerciais desleais e venda de bebidas a menores, entre outras.

Esta sessão de sensibilização dedicada ao plano de segurança alimentar na restauração, com a participação da IRAE, realiza-se a 24 de outubro.

A promoção e colaboração na realização de sessões de informação e divulgação de boas práticas junto das empresas, ao nível do trabalho e das atividades económicas, constituem ações pedagógicas inscritas nos planos de atividade destas entidades inspetivas autónomas regionais, sob tutela da Vice-Presidência do Governo.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*