Sete ilhas sob aviso laranja devido a precipitação

Uma superfície frontal com atividade moderada a forte vai atingir as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores a partir da próxima madrugada, provocando precipitação forte, que pode ser acompanhada por trovoada.

A passagem a sueste do Grupo Oriental do furacão Ophelia deverá provocar precipitação forte e vento com força de tempestade tropical.

Verificar-se-á também agitação marítima forte.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja sete das nove ilhas dos Açores.

Segundo o IPMA, as ilhas de São Miguel e Santa Maria  estarão sob aviso laranja no próximo sábado, dia 14, entre as 12h00 e as 24h00, relativamente à precipitação forte.

Há ainda aviso laranja para o vento, entre as 12h00 de sábado, 14 de outubro, e as 06h00 de domingo, 15 de outubro, com vento médio superior a 65 km/h e rajadas até 100 km/h para S. Miguel e superior a 100 km/h em S. Maria, de direção de sul, a rodar para norte.

O IPMA colocou ainda estas duas ilhas sob aviso amarelo referente è agitação marítima, entre as 12h00 de sábado, 14 de outubro, e as 06h00 de domingo, 15 de outubro, com ondas de sudoeste, passando a noroeste.

Para as ilhas do Grupo Central, há aviso laranja relativo também à precipitação forte, entre as 23h00 de amanhã, dia 13 e as 18h00 de sábado, dia 14. Há ainda aviso amarelo relativo a trovoada.

Quanto as ilhas do Grupo Ocidental há aviso amarelo relativo a precipitação forte, entre as 03h00 e as 18h00 de amanhã, dia 13. Há ainda aviso amarelo relativo a trovoada.

DL/IPMA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*