Médicos sensibilizam crianças para prevenção das doenças da coluna

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai promover sessões de esclarecimento em escolas básicas e secundárias, em Lisboa e Porto, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Coluna, que se assinala a 16 de outubro.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, as iniciativas têm como principal objetivo reforçar a importância da prevenção das doenças da coluna e serão ministradas pelo ortopedista Jorge Alves e pelo neurocirurgião Bruno Santiago, membros da direção da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral.

Este ano, o Dia Mundial da Coluna tem como mote “As tuas Costas em ação” por forma a promover a importância do exercício físico e a melhoria da postura, como parte fulcral para a prevenção de lesões na coluna. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 4 adultos não é ativo o suficiente.

“É fundamental apostar na prevenção, diminuindo os esforços sobre a coluna quando esta se encontra dobrada sobretudo o levantamento incorreto de objetos pesados, os movimentos repetidos em flexão e rotação e as situações que transmitam trepidação. Deve evitar-se ainda a vida sedentária, efetuando regularmente exercício de baixo impacto (caminhadas, natação, hidroginástica, bicicleta…), conclui o ortopedista Manuel Tavares de Matos, presidente da SPPCV.

A SPPCV foi fundada em 2003 com o objetivo de promoção, estudo, investigação e divulgação das questões inerentes à problemática da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias da coluna vertebral. 

DL/Miligrama

Categorias: Saude

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*