Governo anuncia disponibilização do Roteiro dos Miradouros no próximo ano

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou que o Governo dos Açores está a trabalhar na conceção de um Roteiro dos Miradouros, que irá disponibilizar durante o próximo ano.

Ana Cunha salientou que se trata da “conceção e disponibilização para uso público de uma plataforma eletrónica e aplicação móvel que tornará possível o acesso a sugestões de circuitos de miradouros, com recurso a georreferenciação do miradouro e do utilizador, disponibilizando ainda conteúdos informativos, bem como fotografias dos principais miradouros da Região”.

Segundo a Secretária Regional, “aos miradouros integrados neste Roteiro será associada a identificação das suas principais caraterísticas, nomeadamente as infraestruturas de apoio, como sanitários, zona de merendário, referência a acessibilidades e estacionamento”, entre outras.

Ana Cunho acrescentou que todos os miradouros incluídos neste Roteiro “estarão identificados e terão disponível um ‘QR Code’ para que os visitantes possam aceder à plataforma no local, caso não tenham descarregado a aplicação móvel disponibilizada”.

A Região possui atualmente uma vasta rede de miradouros em todas as ilhas, num total de 100, mas este é um número que o Governo dos Açores “espera que venha a crescer, até porque é muito fácil passear por qualquer ilha e descobrir novos pontos com vistas magníficas para contemplar”, afirmou a Secretária Regional.

Desde 2012 o Governo dos Açores tem tido uma intervenção ativa na requalificação das zonas onde essa necessidade se manifesta.

A Secretária Regional frisou que, sendo os miradouros dos Açores “uma verdadeira marca da nossa identidade”, a requalificação destes espaços “torna-se, além de uma obrigação, um ponto de honra para o Governo dos Açores”.

Dessas condições fazem parte as boas acessibilidades, espaços condignos, edifícios e equipamentos públicos “com a qualidade que a população açoriana merece e que aqueles que nos visitam também procuram”, salientou Ana Cunha.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*