Ophelia aproxima-se dos Açores e deverá sentir-se os primeiros efeitos a partir de sábado

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a tempestade tropical Ophelia deverá aproximar-se do arquipélago dos Açores a partir da próxima quinta-feira, dia 12 de outubro.

Na sua atualização última atualização, segundo o IPMA, às 03h00 (hora dos Açores), o centro da tempestade tropical Ophelia, localizava-se a 1260 km a W/SW dos Açores, tendo a intensidade do vento aumentado nas últimas horas: vento médio de 85 km/h e rajadas da ordem dos 100 km/h.

O ciclone Ophelia está a deslocar-se para NE a 11 km/h e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas atingindo a categoria de furacão na 4ª feira. A partir do fim do dia de hoje (3ª feira) o ciclone deverá deslocar-se para SE pelo que deverá permanecer a sul da região nos próximos dias.

Ainda segundo o IPMA, a partir de 5ª feira, ao fim do dia, prevê-se que a tempestade comece a deslocar-se lentamente para NE, aproximando-se assim do arquipélago.

Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade entre 5 a 10 % de as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira) e de 15 a 20 % de as ilhas do Grupo Oriental (S. Miguel e Sta Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir de sábado (14 de outubro). Para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) a probabilidade de serem afectados pelo ciclone é inferior a 5%.

DL/IPMA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*