“Cooperativas agrícolas têm contribuído para uma maior coesão económica, social e territorial nos Açores”

O Diretor Regional da Agricultura destacou esta segunda-feira, dia 9 de outubro, na Horta, o contributo que as cooperativas agrícolas têm dado para uma maior coesão económica, social e territorial nos Açores.

“As cooperativas e, mais concretamente, as cooperativas agrícolas, enquanto empresas que se baseiam em importantes valores éticos, muito têm contribuído para uma maior coesão económica, social e territorial da nossa Região”, afirmou José Élio Ventura nas comemorações do Dia do Agricultor.

Segundo o executivo regional, na sua intervenção, sobre ‘O cooperativismo e a sua importância na atualidade’, o Diretor Regional salientou que importa assegurar “uma gestão e especialização funcional e produtiva para garantir sustentabilidade e rentabilidade” face aos desafios que permanentemente o mercado coloca.

Nesse sentido, José Élio Ventura referiu que se encontra disponível o PAGOP – Programa de Apoio à Gestão das Organizações de Produtores, que visa facultar a estas organizações os quadros técnicos de que careçam e, a estes, os meios para encontrarem um projeto aliciante e um emprego produtivo e remunerador.

O Diretor Regional da Agricultura salientou ainda que têm particular relevância nos Açores as cooperativas agrícolas associadas à transformação e comércio de leite e laticínios e ao mercado de fatores de produção e equipamentos agrícolas, em detrimento de outras estruturas associadas ao abate, à desmancha e ao comércio de carne de bovino.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*