Lagoa acolhe Torneio da Juventude em Xadrez

A cidade de Lagoa irá acolher a última etapa de mais uma edição do Torneio da Juventude de S. Miguel em Xadrez. A competição realiza-se  no próximo dia 7 de outubro, a partir das 14h30, no Convento dos Franciscanos.

Trata-se de uma iniciativa que resulta de uma parceria estabelecida, desde 2011, entre a Associação de Xadrez da Região Autónoma dos Açores e a Câmara Municipal de Lagoa.

Os interessados poderão assistir ou participar na prova, mesmo que não sejam jogadores regulares de xadrez nem tenham feito parte das etapas anteriores. As inscrições iniciam-se pelas 14h00, precisamente meia hora antes de o evento se iniciar e são dirigidas a todos os membros da comunidade, independentemente da idade ou género.

A 1.ª sessão tem início pelas 14h00, seguindo-se a 2.ª e 3.ª sessões pelas 15h15 e 16h00 respetivamente. Após a 3.ª sessão haverá um lanche com início pelas 16h45, seguindo-se a 4.ª sessão que começará pelas 17h00 e pelas 18h00 terá lugar a cerimónia de entrega de prémios.

Está prevista a participação de jogadores de toda a Ilha de S. Miguel nos mais diversos escalões etários, a saber: Escalão Sub-08; (Escalão) Sub-10; Sub-12; Sub-14; Sub-16; Sub-18; Sub-20; o Escalão Absoluto; e o Escalão Feminino.

De referir ainda que os Açores têm o maior número de federados por habitante desta modalidade que é comprovadamente benéfica para  estimulação mental e intelectual dos praticante e que tem contribuindo também para o bom desempenho escolar em determinadas áreas.

Recorda uma nota enviada à nossa redação que, cientificamente, estão comprovados vários benefícios do xadrez para a saúde. A prática frequente do xadrez ajuda o desenvolvimento cerebral, exercita toda a massa cerebral, aumenta o quociente de inteligência e estimula a criatividade dos praticantes desta modalidade, previne o Alzheimer, desenvolve a coordenação motora fina em indivíduos que têm alguma deficiência física ou que tenham sofrido um AVC ou outro acidente fisicamente debilitante, melhora a memória, a capacidade de resolver problemas, as habilidades de leitura, como também ajuda ao praticante da modalidade a planear algo e a tomar decisões, ajudando os adolescentes, por exemplo, a tomarem decisões melhores em todas as áreas da vida, por vezes impedindo que façam escolhas irresponsáveis e arriscadas.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*