Laboratório Regional de Engenharia Civil transmite seminário “RCD 2017 – Confiança nos Materiais Reciclados”

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) vai efetuar, a 9 de outubro, a transmissão do seminário “RCD 2017 – Confiança nos Materiais Reciclados”.

Segundo o executivo regional, os interessados neste seminário, que se realiza no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, poderão, desta forma, assistir aos trabalhos a partir de Ponta Delgada.

A crescente importância da valorização dos resíduos de construção e demolição (RCD) conduziu, em 2016, à elaboração do protocolo europeu que aponta para as melhores práticas na gestão destes resíduos.

Este protocolo salienta, no entanto, que a reduzida procura dos materiais reciclados está associada à falta de confiança na sua qualidade.

Aumentar e reforçar a confiança nos materiais provenientes de RCD é essencial ao longo de toda a cadeia de valor e requer o envolvimento das partes interessadas, desde os operadores de gestão de resíduos, às empresas de construção, aos produtores de materiais de construção e às entidades públicas a nível local, regional e nacional.

Neste contexto, revela-se fundamental a caraterização dos materiais processados a partir de RCD para assegurar a sua qualidade.

Esta ação integra-se numa política concertada de promoção da sustentabilidade do setor da construção e dos seus resíduos, seguida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), enquanto Autoridade Nacional de Resíduos.

Este seminário, tem como principais objetivos alertar para a importância da caraterização dos materiais reciclados a partir de RCD, apresentar o Protocolo de Gestão de Resíduos de Construção e Demolição da EU e ainda as e-GAR, guias eletrónicas de resíduos.

O seminário, que é gratuito, mas de inscrição obrigatória, destina-se a operadores de gestão de resíduos, às empresas do setor da construção e demais interessados na temática.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*