Lagoa promove limpeza de orla costeira e subaquática

Porto-carneiros-lagoa@CML

A Câmara Municipal de Lagoa irá realizar uma iniciativa de sensibilização ambiental no próximo sábado, dia 7 de junho, que consiste numa ação de limpeza da orla costeira e subaquática do concelho de Lagoa.

A iniciativa insere-se na política estratégica levada a cabo pelo executivo camarário, em matéria de ambiente principalmente no que respeita às limpezas junto à orla costeira lagoense, uma das mais bonitas dos Açores.

À semelhança do que vem sucedendo nos últimos anos, os lagoenses vão voltar a juntar-se em prol da defesa e preservação do ambiente, numa ação parceira desenvolvida pelo CEFAL, CALAG e Clube Náutico, contando com o apoio da Câmara Municipal e de diversas colaborações e parcerias.

Após a concentração, agendada para as 10h00 no Porto dos Carneiros, os voluntários serão distribuídos pelas diferentes áreas de intervenção, designadamente Portinho de S. Pedro, Porto dos Carneiros e baía de Santa Cruz, abrangendo a limpeza da orla costeira e subaquática, numa iniciativa de intervenção ambiental que procura envolver grupos sociais e a comunidade.

Durante a manhã de domingo, estão previstas atividades para os mais novos, designadamente com pinturas faciais e um atelier de instrumentos musicais, promovido pelos alunos do curso de Animação Sócio Cultural da Escola Secundária de Lagoa, enquanto os adultos se juntarão para a limpeza da orla costeira com o objetivo de sensibilizar para a educação ambiental, em particular, para a não poluição da costa e do mar, incentivando à adoção de posturas ativas e responsáveis para com o meio ambiente.

O Porto dos Carneiros e as Piscinas Municipais de Lagoa irão acolher ainda a exposição fotográfica “Lagoa debaixo e fora de água” de Nelson Raposo, constituída por vinte fotos, dividindo-se em duas partes: uma primeira divulgando a potencialidade e biodiversidade existente da marinha existente na zona, sendo esta exposta nas Piscinas da Lagoa e a segunda parte homenageando a faina da pesca, que ficará exposta no Porto dos Carneiros.

Outras atividades previstas será a realização de um atelier de reutilização de resíduos e materiais com Tiago Apolinário e a pintura de um painel pelo jovem José Pacheco. 

DL/CML

 

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*