Rui Luís entrega certificados de formação a novos tripulantes de ambulâncias de socorro

O Secretário Regional da Saúde destacou esta terça-feira, dia 3 de outubro, em Angra do Heroísmo, a importância e a qualidade do Centro de Formação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores na preparação de bombeiros oriundos de todo o arquipélago.

“Estamos a falar de oito corporações de bombeiros que, durante cinco semanas, dispensaram os seus voluntários para obterem esta formação e que são oriundos de seis ilhas deste arquipélago”, afirmou Rui Luís, que manifestou satisfação com a presença destes 15 elementos, salientando o facto de serem voluntários.

Rui Luís, que presidiu à cerimónia de entrega de certificados aos formandos do Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro, revelou que este ano já foram realizados 59 cursos, abrangendo várias áreas, destinados a 580 elementos das corporações de bombeiros dos Açores.

Segundo o executivo regional, com a conclusão desta formação, a Região fica dotada com 267 bombeiros no ativo certificados com o Curso de Tripulante de Ambulâncias de Socorro.

Esta ação, que teve início a 4 de setembro, foi destinada a elementos dos corpos de bombeiros da Praia da Vitória, na Terceira, da Calheta e das Velas, em S. Jorge, de São Roque e das Lajes, no Pico, da Horta, no Faial, de Ponta Delgada, em São Miguel, e das Flores.

O Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro é o mais extenso curso para bombeiros, como uma duração de cinco semanas, e obedece a regras padronizadas que contribuem para a diminuição da mortalidade e morbilidade.

No ano passado, os bombeiros dos Açores foram chamados a responder a mais de 32.200 ocorrências, das quais 30.121 relativas a assistência em saúde.

Nos primeiros nove meses deste ano, já foram efetuadas 26.321 assistências em saúde.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*