Rui Luís destaca papel dos enfermeiros na melhoria contínua dos cuidados de saúde nos Açores

O Secretário Regional da Saúde afirmou que os enfermeiros constituem uma classe profissional fundamental na obtenção de ganhos em saúde, desde a vigilância à reabilitação do doente.

O titular da pasta da Saúde acrescentou que “todos estamos envolvidos e temos de nos sentir comprometidos como agentes responsáveis pela melhoria contínua da oferta de cuidados de saúde aos utentes”.

Rui Luís, que falava nas I Jornadas de Enfermagem Cirúrgica dos Açores, frisou na sua intervenção que as listas de espera cirúrgica são uma realidade que deve ser vista pelo tempo de espera e não pela sua dimensão.

O goernante defendeu que os recursos devem ser concentrados na eficiência, em prol das necessidades dos utentes, considerando que “é na rentabilização e organização dos recursos e do tempo que podemos melhorar as performances de desempenho”.

Nestas jornadas, que reuniram duas centenas de profissionais de saúde, Rui Luís elogiou o propósito da recém-criada Associação de Enfermagem Cirúrgica dos Açores.

O Secretário Regional desafiou ainda esta Associação e todos os participantes a assumirem a responsabilidade social de aplicar o conhecimento científico destas jornadas no exercício das suas funções.

DL/Gacs

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*