Governo dos Açores apoia formação para cuidadores informais a realizar em outubro

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Solidariedade Social, associa-se à Casa do Povo das Capelas, em São Miguel, para a promoção de uma iniciativa formativa destinada a cuidadores informais que terá início em outubro.

Em parceria com outras entidades, como a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, a Associação Seara do Trigo e a Associação Norte Crescente, esta formação pretende fornecer ou reforçar competências através da exploração de ferramentas para a adequada prestação de cuidados, assim como dar a conhecer as respostas disponíveis ao nível do suporte ao cuidador informal.

Adianta uma nota do executivo regional que, com início marcado para 19 de outubro e uma duração prevista de dois meses, a formação abrangerá 15 participantes e insere-se na estratégia do Executivo Açoriano para a melhoria das competências quer dos cuidadores formais, quer dos cuidadores informais, garantindo, desta forma, um suporte adequado às necessidades dos Açorianos em situação de dependência.

Ainda em 2017 estão previstas três novas oportunidades formativas, que abrangerão cerca de 60 cuidadores.

Encontra-se igualmente em elaboração o Estatuto de Apoio ao Cuidador Informal, substantificando a promoção de apoio estruturado aos cuidadores informais de pessoas idosas e dependentes em função das suas necessidades específicas.

Recorde-se que, no âmbito do apoio ao cuidador e em função do diagnóstico resultante do Programa Regional de Reestruturação dos Serviços de Apoio Domiciliário, teve início, em junho, na ilha Graciosa, o primeiro momento formativo dirigido também a cuidadores formais, o qual abrangeu 20 participantes.

Prevendo-se o alargamento do programa a outras ilhas do arquipélago no decurso de 2018, o objetivo do Governo dos Açores é proporcionar formação a cerca de 600 cuidadores formais, contribuindo, desta forma, para melhorar a qualidade dos serviços prestados na Região.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*