Seminário “Saúde Mental no Local de Trabalho”

O Seminário “Saúde Mental no Local de Trabalho” decorre no dia 10 de outubro no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental. Terá lugar no Centro Pastoral Pio XII, em auditório renovado com estacionamento gratuito no bairro das laranjeiras, em P. Delgada.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, esta é uma iniciativa do Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José (CPBESSJ) que nos últimos anos, e em parceria com um conjunto alargado de parceiros, organizou o Roteiro de Saúde Mental, espaço de partilha e formação, que culminou, em 2016, com o V Roteiro, que contou com um reconhecido painel de especialistas.

São co-organizadores do Seminário “Saúde Mental no Local de Trabalho”, a Associação ANCORAR, o Serviço Diocesano da Pastoral Social e o Hospital do Divino Espírito Santo. Esta última entidade irá expor, na entrada das suas instalações, trabalhos de utentes do Serviço de Psiquiatria entre 9 e 13 de outubro.

Este evento conta ainda com o apoio da Diocese de Angra, da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Cresaçor e da Associação Encontrar+se.

Serão oradores do evento a Dr.ª Paula Andrade – Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional; o Pe. Hélder Mendes – Vigário Geral da Diocese de Angra; a Prof. Doutora Luz Melo – Presidente da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses; a Dr.ª Sandra Furtado – Presidente da Assembleia da Associação para a Promoção da Saúde Mental (ANCORAR), a Enf. Joana Moreira – do Serviço de Psiquiatria do Hospital do Divino Espírito Santo e um grupo de investigadores da Universidade dos Açores sobre a orientação da Prof. Doutora Célia Carvalho.

No âmbito das comunicações proferidas serão apresentados dois estudos realizados na Região sobre as temáticas Burnout e fatores de risco psicossociais no local de trabalho, e será ainda realizada uma intervenção a cargo da Secretaria Regional da Saúde a respeito dos desafios futuros do Plano Regional de Saúde Mental, entre outras exposições orais e científicas de elevado interesse na área.

Com base na experiência na área da saúde mental, o CPBESSJ encontra-se a liderar o processo de criação do Grupo Integrado para a Sensibilização em Saúde Mental (GISSM), cujo protocolo será assinado no decurso do seminário.

Esta iniciativa visa, como objetivo principal, promover uma organização conjunta e articulada de iniciativas que visam a promoção da saúde mental na comunidade, através do aumento de conhecimentos sobre a adoção de comportamentos saudáveis. Pretende-se ainda incentivar a articulação de um conjunto alargado de entidades, numa abordagem integrada aos desafios existentes na área da saúde mental, através da formulação de propostas, cooperação e mobilização dos setores/entidades competentes com vista à inclusão social e reabilitação plena das pessoas portadoras de doença mental.

DL/CPBESSJ

Categorias: Regional, Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*