Sete ilhas passam a estar sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à passagem de uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte, emitiu aviso amarelo relativo a precipitação e trovoada para sete das nove ilhas dos Açores.

Assim sendo, as ilhas do Grupo Oriental estão em alerta até às 18h00 de hoje, enquanto as ilhas do Grupo Central estão sob alerta amarelo até às 15h00.

Face ao alerta da IPMA, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas, entre outras, as devidas medidas de autoproteção, nomeadamente manter limpos os seus sistemas de drenagem, bem como os adjacentes à sua residência, alertando as autoridades competentes; não circular sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água.

Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros, assim como estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*