ESL: Clube de Geocaching na Escola Secundária de Lagoa

Foi constituído recentemente, na Escola Secundária de Lagoa, o Clube de Geocaching, resultante de uma proposta do Conselho Executivo desta Escola.

Este Clube apareceu no seguimento dos vários projetos do Plano Anual de Atividades, sobre Geocaching, realizados, com assinalável sucesso, nos últimos quatro anos. Este Clube tem como entidades parceiras, a Câmara Municipal de Lagoa e o Expolab, sendo dinamizadores deste Clube, os professores: Ana Luísa Machado, José Carreiro, José Paulo Silva, Luis Filipe Machado e Marco Pereira, sendo estes últimos dois os coordenadores deste Clube.

Podemos encontrar no Regulamento do Clube, que as suas finalidades e objetivos, são a promoção da ocupação dos tempos livres dos alunos de uma forma lúdica que permita um desenvolvimento harmonioso da sua vida pessoal e escolar, especificamente: pensar a escola como um lugar de desafios pessoais; possibilitar aos alunos conhecimentos a respeito do jogo mundial de aventuras – o Geocaching, incentivando nestes o gosto pela descoberta e prazer pelo conhecimento; dar a conhecer aos alunos outros locais deste arquipélago e desta ilha; fomentar o respeito pela natureza, património e meio ambiente, contribuindo para uma atitude mais responsável e participativa relativamente à conservação do meio ambiente, natureza e património; desenvolver conhecimentos e capacidades relativas à orientação e utilização das novas tecnologias e também, em particular das tecnologias de comunicação multimédia; interligação/articulação com várias disciplinas, em particular, mas não somente, dos cursos: Técnico Profissional de Gestão Ambiental e Turismo; fomentar o conhecimento e uso de “tecnologias de ponta”, nomeadamente:  pens universais, chirps, Impressoras 3D, …; desenvolver capacidades e atitudes nos jovens estudantes, de forma a contribuir para a mudança de mentalidades; dar a conhecer o “potencial turístico” deste “jogo de aventuras”; interligação/articulação com as disciplinas de Ciências Naturais/Geologia, na abordagem das “Earthcaches”; fomentar a divulgação da Ciência relacionada com: ” Exploração Espacial” e “Inteligência artificial”; desenvolver atividade física, nomeadamente na exploração de trilhos e desenvolver a criatividade e as capacidades artísticas, em particular nas atividades manuais relativas à construção de “caches e seus containers”.

Nos últimos quatro anos foram realizados, anualmente, os projetos Plano Anual de Atividades (PAA), respetivamente: Geocaching e Turismo (2016/2017); Geocaching e Ciência (2015/2016), Geocaching – Um Jogo de Aventuras (2014/2015) e Geocaching – Uma Aventura (2013/2014). Nestes projetos participou um número muito significativo de alunos, em várias e diversificadas atividades que englobaram diversas áreas científicas e de “saber”.  Estes projetos têm tido o apoio de diversas entidades, nomeadamente da Câmara Municipal de Lagoa, da Câmara Municipal da Ribeira Grande, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, do Expolab, do OVGA, do OASA, da SATA, bem como de várias outras entidades e pessoas.

Este Clube destina-se a alunos desta Escola, com interesse nesta área e que se poderão inscrever até ao dia 12 de outubro, podendo os pais/encarregados de educação, destes alunos, participar e colaborar nas atividades do Clube, através dos seus filhos/educandos. De realçar que as turmas dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo Rural e Ambiental, terão um grande envolvimento nas atividades deste Clube. Para contato com este Clube de Geocaching poderá ser utilizado o email: clubedegeocachingesl@gmail.com

Luis Filipe Machado e Marco Pereira
(Artigo publicado na edição impressa de outubro de 2017)

Categorias: Educação, ESL

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*