São Martinho celebrado no Cabouco pelo quinto ano consecutivo

Pelo quinto ano consecutivo o São Martinho é celebrado no Cabouco, na Lagoa, numa organização dos Amigos de São Martinho, sendo que, este ano haverá um ponto de viragem daquilo que tem sido, nomeadamente com algumas melhorias e um conceito diferente.

“Este ano vai-se sedimentar tudo aquilo que já foi feito e melhorar tudo aquilo que achamos que não estava de acordo com aquilo que queríamos”, referiu Cláudio Gaspar, da Associação Amigos de São Martinho do Cabouco, em declarações ao Jornal Diário da Lagoa.

Algumas das mudanças para esta quinta edição passará pela introdução da gastronomia, uma vez que o objetivo passa por criar a Feira Tradicional e Gastronómica dos Amigos de São Martinho do Cabouco, também por forma a obter algum retorno financeiro.

A celebração deste quinto aniversário será a concretização oficial de um projeto e representará um momento de viragem para este grupo, que irá apostar assim na gastronomia tradicional e típica da época, não faltando o tradicional cortejo etnográfico.

O futuro deste projeto passará sempre pela parte gastronómica, porém os apoios são essenciais para a concretização deste convívio, sendo eles o Centro Social e Cultural do Cabouco, uma parceria indispensável na ornamentação do cortejo, assim como grande parte da decoração; a Câmara Municipal de Lagoa; a Junta de Freguesia; a Casa do Povo, além de várias instituições e entidades particulares que têm sido parceiros desta festividade nos últimos cinco anos.

O Cabouco irá festejar o São Martinho durante o fim de semana de 10, 11 e 12 de novembro, e todas as faixas etárias serão convidadas a celebrar num ambiente familiar e festivo.

A tarde de sexta-feira, dia 10 de novembro, será dedicada às crianças, com animação infantil, nomeadamente pula-pulas e um lanche oferecido pelos Amigos de São Martinho. Seguindo-se da abertura oficial da Feira de São Martinho que contará com stands de artesanato, gastronomia e noite musical.

O dia seguinte é marcado pelo tradicional Cortejo Etnográfico, que irá percorrer a freguesia do Cabouco. Não faltarão igualmente as tradicionais castanhas que serão confecionadas pelos Escuteiros do Cabouco. A comemoração de São Martinho, terminará, no domingo, com as também tradicionais cantorias ao desafio.

Os Amigos de São Martinho do Cabouco têm melhorado esta festividade, apostando, principalmente, na inovação e originalidade, onde, durante cinco anos consecutivos, castanhas, vinho e animação não faltaram para celebrar esta festa popular.

DL/AS

Categorias: Cultura, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*