EBI de Lagoa: De volta à escola…

Terminam as férias de verão e recomeçam as aulas e as rotinas que lhe estão associadas: acordar cedo, ter horas para as refeições, trabalhos de casa para realizar, estudar, pesquisar para aprender coisas novas… Alguns alunos esperam ansiosos por este recomeço. Todos (ou quase todos) regressam com a alegria de rever colegas e amigos e partilhar brincadeiras durante os momentos sem aulas. É bom voltar à escola, rever os amigos e conhecer caras novas.

À semelhança dos anos anteriores, os pais e encarregados de educação dos alunos dos diferentes níveis de ensino ministrados na EBI de Lagoa foram os primeiros a ser acolhidos nas diversas escolas que compõem esta Unidade Orgânica. A primeira abordagem foi feita pelo Presidente do Conselho Executivo, no caso dos alunos da EB 2,3 Padre João José do Amaral e pelas Coordenadoras de Escola nas sete escolas EB1/JI. Em todos os casos foram dadas informações referentes ao funcionamento da Escola e recordado o importante papel dos pais e Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos.

O apelo foi feito no sentido de todos (Escola e Encarregados de Educação) unirem esforços no mesmo sentido, apoiando os nossos alunos de forma a alcançarem mais facilmente o sucesso pretendido. Assim o referia o cartaz de fundo no Pavilhão Central da Escola: “Juntos podemos fazer tanto…”

No dia 14 de Setembro, dia do ProSucesso, todos os alunos foram recebidos na Escola, uns felizes por reverem os colegas, outros mais apreensivos, principalmente os que ingressaram na escola pela primeira vez.  

A todos, desejamos um bom ano letivo!

Reforços ao nível do 2º ciclo

À semelhança do ano letivo passado, no presente ano, na EB 2, 3 Padre João José do Amaral, os alunos poderão usufruir de aulas de apoio nas salas de estudo, que abrangerão as disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Inglês, Matemática e Ciências da Natureza (às segundas, terças e quintas feiras, das 15:15 às 16:00h) e que poderão ajudar os alunos a organizar o seu estudo e a ultrapassar dificuldades que surjam naquelas áreas curriculares disciplinares.      

A escola continua ainda a oferecer atividades extracurriculares (clubes) nas quais todos os alunos se podem inscrever, se o desejarem. Assim, à quarta feira, das 14:30 às 16:00 horas, funcionarão os clubes Protecção Civil, Música, Empreendedorismo e Inglês e à sexta feira, com o mesmo horário, os clubes de Matemática e Ciências, Multimédia e Clube das Artes. Todas estas atividade pretendem dotar os alunos de competências que vão muito para além das aprendizagens nas diversas disciplinas, e que poderão contribuir para um aperfeiçoamento a nível cultural, dos conhecimentos e das capacidades, proporcionando aos alunos um crescimento formativo mais equilibrado e mais completo.

 

EBI de Lagoa
(Artigo publicado na edição impressa de outubro de 2017)

Categorias: EBI de Lagoa

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*