Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Integrada de Lagoa doam livros às escolas do concelho

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Integrada de Lagoa (APEEEBIL), com o apoio financeiro de quatro empresários lagoenses, conseguiu doar livros às sete escolas do primeiro ciclo do Concelho de Lagoa.

A Associação foi instituída em dezembro de 2009 e desde então, tem vindo a colaborar com os órgãos das escolas lagoenses, desenvolvendo algumas iniciativas, com vista a chamar os pais às escolas, para outras atividades senão aquelas, rotineiras, das avaliações e assiduidades.

“Por ser professora também, sempre tive preocupação com a educação e depois de ter nascido as minhas filhas e quando elas ingressaram no ensino, comecei a ver a educação na outra perspetiva, na perspetiva de encarregado de educação”, salientou Susete Benevides ao Jornal Diário da Lagoa, presidente da APEEEBIL desde 2015.

Com o programa ProSucesso, instaurado pelo Governo Regional, esta associação percebeu que os pais e encarregados de educação deveriam assumir um papel de maior relevância pela educação dos alunos lagoenses.

“Ao auscultar na EBI de Lagoa quais eram as causas apontadas para o insucesso, uma delas foi a falta de hábitos de leitura, constatamos que, as bibliotecas escolares estavam um pouco desfalcadas e que não havia verbas no orçamento da escola para dotá-las com os livros do Plano Nacional de Leitura e do Plano Regional de Leitura”, explicou a presidente da APEEEBIL, relembrando que esta doação de livros já existe pelo terceiro ano consecutivo.

Os empresários lagoenses foram contatados pela Associação de Pais de forma a doarem verbas, para que esta procedesse à aquisição dos livros, indicados pelas escolas do primeiro ciclo. De salientar que, apesar de muitas empresas terem sido contatadas pela Associação, apenas quatro participaram, financeiramente, neste projeto.

Foram doados 52 livros de leitura obrigatória às sete escolas do primeiro ciclo do concelho, sendo que, desse modo, a APEEEBIL contribui para melhorar uma das causas apontadas para o insucesso escolar na Lagoa.

“Os alunos devem sentir-se mais motivados ao terem manuais novos para manusear”, frisou Susete Benevides, acreditando que o incentivo à leitura é fundamental para a educação dos mesmos, referindo que o projeto “Canta Comigo, Leio Contigo”, também ajudou a estimular os alunos.

Uma das empresárias que contribui para essa doação e presente na entrega dos livros adiantou, ao Jornal Diário da Lagoa, que este projeto é fundamental para estas crianças, principalmente por acreditar que o futuro da Lagoa passa por estes jovens e que o gosto pela leitura permite desenvolver várias vertentes da educação.

“Nós temos tido um feedback positivo, quer por parte das crianças que têm os livros nas escolas do primeiro ciclo, quer por parte dos empresários que depois vêem que fizeram um gesto que é acarinhado pelas próprias crianças, que depois conseguem identificar quais foram as pessoas que lhes doaram os livros. Continuando a haver disponibilidade por parte dos empresários, nós associação também”, afirmou Susete Benevides, adiantando que quer dar continuidade a este projeto no futuro, caso venha a ser reeleita presidente desta associação, sendo que o seu mandato termina este mês de outubro.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação, organizou igualmente a V Feira de Ocupação de Tempos Livres na Escola Padre João José do Amaral – Fisher, durante a qual mostrou, às crianças do concelho e aos seus encarregados de educação, quais são as atividades extra-curriculares que a Lagoa oferece.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Integrada de Lagoa tenciona, com pequenos projetos, ajudar a criar uma população mais ativa, instruída e participativa, plantando pequenas sementes nas escolas, que darão frutos no futuro.

DL/AS

Categorias: EBI de Lagoa, Educação, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*