II Triatlo Trilhos da Lagoa supera sucesso da primeira edição

Decorreu este domingo, dia 10 de setembro, a 2ª edição do Triatlo Trilhos da Lagoa, competição aberta a toda a população cuja prova principal teve início pelas 10h00 no Porto da Caloura.

A Prova Adultos foi constituída por um segmento de 500 m de natação, cumprida nas águas da Caloura, um segmento de 20 Km de BTT, a fazer a ligação entre o Porto da Caloura e a Praça D. Amélia, na freguesia do Cabouco, e passando inevitavelmente por trilhos lagoenses, e por fim, um segmento de 5 Km de corrida, desde a Praça D. Amélia até ao Clube Náutico de Lagoa, no Portinho de S. Pedro.

Segundo a autarquia, quanto à Prova Jovem, esta realizou-se na íntegra na zona da Caloura, sendo composta por 200 m de natação, 4 Km de BTT e 1 Km de corrida.
A organização, uma vez mais a cargo da Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com o Clube Náutico de Lagoa, o Clube de Atletismo da Escola Preparatória de Lagoa, a Associação de Nadadores Salvadores dos Açores e a Federação de Triatlo Portugal, contou com a participação de 70 atletas, superando assim o número registado no ano transato.

Em ambas as provas foi possível competir individualmente ou em equipas, havendo, obviamente, classificações distintas. Além disso, houve ainda a possibilidade de participar apenas em um ou dois segmentos, sendo estas consideradas participações especiais e, como tal, excluídas à partida da classificação final.

Nos adultos, a nível individual, Luís Onça liderou a geral com 1h 36m 31s, seguido por Nuno Botelho (1h 40m 01s) e Dani Pardal (1h 42m 46s), atletas estes que ocuparam o pódio masculino. Quanto aos femininos, Solange Raposo foi a única mulher a integrar a competição individual, cumprindo a prova em 2h 22m 40s, o que lhe valeu o 19º posto da geral.

Na vertente de equipas, as quais podiam ser mistas, JRP (1h 29m 15s), CrossFit Açor (1h 30m 54s) e Team Bicicletaria Azores (1h 37m 20s) foram as três primeiras classificadas.

No que respeita à prova jovem, a maioria das crianças não participou nos três segmentos, motivo pelo qual não puderam chegar ao pódio. Assim, João Correia (16m 38s) foi o 1º masculino, enquanto Constança Pardal (17m 17s) foi a 1ª feminina e, por sua vez, a equipa composta por Apolo Caetano, Miguel Carvalho e João Pimentel (16m 38s) foi a 1ª das equipas.

A edição deste ano veio confirmar e até mesmo superar o sucesso desta competição aquando da sua estreia em 2016, consolidando assim a sua presença no mapa dos eventos desportivos realizados na ilha de São Miguel. A organização agradece a todos aqueles que deram vida a este Triatlo, esperando poder vir a contar no futuro com uma participação ainda mais numerosa, especialmente do público feminino.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*