Governo dos Açores estuda tecnologias que potenciem a integração de renováveis

Segundo a Diretora Regional de Energia, o Governo dos Açores estuda tecnologias que potenciem a integração de fontes de energia renováveis, que representaram no primeiro semestre deste ano 37% da produção de energia no arquipélago.

“O objetivo é aumentar a penetração de renováveis no diagrama de carga, diminuindo a dependência de combustíveis fosseis, salvaguardando a segurança e a qualidade do abastecimento às populações”, frisou Andreia Carreiro.

A Diretora Regional salientou que a insularidade e a ultraperiferia representam “limitações e desafios, porque somos nove sistemas isolados de energia”.

Para Andreia Carreiro, é importante procurar as várias “soluções de descarbonização, nomeadamente as de armazenamento e as que permitam que haja serviços de apoio à rede”.

Relativamente à mobilidade elétrica, assegurou que se trata de “uma prioridade para o Governo”, considerando que o arquipélago dos Açores possui as “condições ideais” para a sua concretização.

“Existem três pacotes nos quais estamos a trabalhar em termos estratégicos” para a implementação da eficiência energética através da mobilidade elétrica, realçou Andreia Carreiro, acrescentando que esses três pacotes estão relacionados com a rede pública de postos de carregamento de veículos elétricos, os incentivos financeiros e não financeiros às linhas de ação para a mobilidade elétrica e a sensibilização e a comunicação dos seus benefícios.

DL/Gacs

Categorias: Regional, Tecnologia

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*