Mercearia Central – Casa Tradicional em Água de Pau com horário de verão

Mercearia_Central-Agua-de-Pau-Lagoa

O núcleo museológico Mercearia Central – Casa Tradicional é já uma referência cultural e turística na Vila de Água de Pau e no próprio concelho de Lagoa e, à semelhança do ano passado, a Câmara Municipal vai proceder à sua abertura durante os meses de verão.

 Assim sendo, e tendo em conta o facto do aumento do fluxo turístico no verão, este núcleo museológico terá um novo horário a partir do mês de junho, abrindo as suas portas, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 da parte de manhã e entre as 14h00 e as 17h30, da parte da tarde e ao sábado das 14h00 às 17h30.

Desde a sua abertura em agosto de 2011, a Mercearia Central já recebeu a visita de cerca de 8000 turistas, tanto locais, como estrangeiros das mais diversas nacionalidades, o que demonstra a importância que os museus e núcleos museológicos desempenham no seio das suas comunidades, não só pela divulgação cultural do passado, como pelo estímulo económico que proporcionam nos locais onde se encontram inseridos.

Todos quantos visitam a Mercearia Central – Casa Tradicional têm a oportunidade de ver e sentir o modo de ser de outrora, preservado dentro deste imóvel, recuperado pela autarquia lagoense e que já se tornou um ícone cultural e turístico dentro do concelho. Este é um espaço que assumne particular importância na divulgação de produtos regionais, em especial do concelho de Lagoa, nomeadamente das peças de cerâmica, iguarias gastronómicas e artesanato.

O núcleo museológico Mercearia Central – Casa Tradicional foi um imóvel adquirido pela Câmara Municipal de Lagoa,  tendo sido objeto de obras de consolidação e musealização, no qual se manteve, ao nível do piso térreo, o antigo estabelecimento comercial, com o tradicional espaço de taberna contíguo e, no primeiro, andar, a habitação dos respetivos proprietários, José Inácio Vieira Favela e Angelina da Conceição Reis.

DL/CML

 

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*