Governo Regional adjudica operações de manutenção em áreas de floresta pública a empresa privada

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, adjudicou à empresa Silviaçores a realização de operações de limpeza e controle de espécies invasoras em quinze talhões, no Perímetro Florestal e Matas Regionais da Ilha de São Miguel, numa área total de 56 hectares.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, a empresa escolhida resultou de uma seleção feita na Bolsa de Prestadores de Serviços Florestais da Região Autónoma dos Açores.

Em 2014, o Governo dos Açores iniciou um processo de gestão ativa da floresta pública na ilha de São Miguel, através do corte, venda de madeira e rejuvenescimento de povoamentos florestais, maioritariamente ocupados por criptoméria.

Este processo permite o reordenamento florestal nas áreas cortadas, obtendo-se por este meio uma paisagem mais diversificada, constituída por áreas florestais de produção, de proteção de linhas de água e áreas sensíveis e por áreas direcionadas para a conservação da biodiversidade.

Até ao momento, já foram cortados mais de 62 hectares de arvores, dos quais já se encontram rearborizados cerca de 40,5 ha, que agora necessitam do devido acompanhamento.

Na sequência da monitorização que é realizada no âmbito do sistema de gestão florestal implementado pela Direção Regional dos Recursos Florestais, identificou-se a necessidade de realizar algumas limpezas, associadas à regular gestão destas áreas, bem como a de outros povoamentos jovens já existentes, com vista a controlar a vegetação espontânea, para que se assegure o sucesso das plantações de têm sido efetuadas.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*