Arquipélago destaca exposições das residências artísticas “Terra Incógnita” e “Salutem: à tua saúde”

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, destaca na sua programação para o mês de agosto as exposições das residências artísticas “Terra Incógnita” e “Salutem: à tua saúde”.

Segundo o executivo regional, no domingo, 6 de agosto, serão inaugurados os projetos expositivos de Mauro Cerqueira e João Gigante, no âmbito da residência “Terra Incógnita”.

Mauro Cerqueira esteve um mês na ilha Terceira, apresentando como resultado o projeto “Vida Ruína”, enquanto João Gigante, que passou um mês na ilha das Flores, apresenta “O Arquétipo da Forma”.

As exposições das residências artísticas “Terra Incógnita” e “Salutem: à tua saúde”, que estarão patentes ao público até 3 de setembro, incluem ainda o trabalho da artista Patricia Dauder.

O Centro de Artes Contemporâneas tem também patentes os projetos resultantes da Residência Artística “Salutem: à tua saúde” de Hugo Paquete, “Zoe: Actant”, e Ana Nobre, “Mapa da Vida”.

Por outro lado, a 5 de agosto, o ciclo de visitas guiadas “Das mesmas mãos” leva o público a conhecer a pintura “Oitavo Livro, 2007”, de Urbano, na Nova Gráfica, com entrada livre e início pelas 10h15.

Durante todo o mês de agosto, fica patente ao público a obra do mesmo autor, que integra a coleção Arquipélago: Grande livro d’As Flores e as Cinzas #30, 2008.

“Das mesmas mãos” procura estabelecer ligações com obras produzidas pelas mãos dos mesmos artistas que as criaram, em quatro visitas orientadas, onde será partilhado um olhar que cruzará leituras sobre as obras acolhidas por essas instituições e as suas obras irmãs pertencentes à coleção do Centro de Artes Contemporâneas.

Entre os dias 4 e 18 de agosto, o Arquipélago acolhe ainda a Residência Artística “Antropocenas”.

Para Agosto, época de férias, o Serviço Educativo preparou duas atividades para os mais novos. A atividade “Sobre Páginas” parte da obra de Urbano, Grande livro d’As Flores e as Cinzas #30 (díptico), 2008.

Neste evento, que terá lugar a 12 de agosto, entre as 15H00 e as 16H30, será lançado o desafio de dar uma nova vida a materiais aparentemente sem vida, recorrendo a alguns dos materiais utilizados por este artista.

Por sua vez, o “Verão no Arquipélago” regressa ao Centro de Artes Contemporâneas entre 22 e 26 de agosto, numa Mini Residência para Mini Artistas, entre os 6 e os 12 anos.

Durante 5 dias, os participantes terão a oportunidade de saber como se constrói o processo criativo e conhecer todo o universo dos artistas em residência.

As inscrições para as atividades do Serviço Educativo devem ser feitas através do endereço eletrónico www.arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt ou do email acacinfo@azores.gov.pt.

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas está aberto de terça-feira a domingo, das 10H00 às 18H00.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*