Voz do Passado – A imprensa lagoense antiga | 09

Falaremos hoje sobre o “Átomo”, o jornal mais antigo, quinzenal literário e noticioso da Vila da Lagoa, na sua 1ª edição, de 16 de Junho de 1888, tendo sido seu director, o lagoense, Manuel Soares Pereira.

Nesta edição mereceu nosso destaque o aparecimento em 1888 da 3ª fábrica de louça da Lagoa de João Pereira Leite, embora viesse a encerrar, alguns anos depois. Era irmão de Manuel Leite Pereira, que com Bernardino da Silva, fundaram, em 1862, a 1ª fábrica de louça no concelho, a “Cerâmica Vieira”. Em 1872 Manuel Leite Pereira deixa a Cerâmica Vieira para abrir a sua “Cerâmica Leite”.

Tanto o empresário Bernardino da Silva e os dois artesãos irmãos, Manuel Leite Pereira e João Leite Pereira eram oriundos de Vila Nova de Gaia e decidiram investir na Lagoa em fábricas de louça vidrada.

Segundo o “Átomo”, a fábrica de louça da Lagoa “Cerâmica Leite” de Manuel Leite Pereira era uma das melhores do reino em 1888 e participava em exposições ou feiras nacionais e internacionais, quer em Lisboa, quer em Paris, na França. Só por isso a Lagoa já era conhecida pela sua louça de barro vidrada no reino. Esta performance distinguiu desde sempre a Louça da  Lagoa de outras não vidradas, como a louça de Vila Franca do Campo.

Eis alguns dos assuntos pertinentes da edição primeira do Átomo:

NOTÍCIAS DO ÁTOMO [Junho de 1888]

Amanhã, se o tempo o permitir, far-se-á a procissão de primeira comunhão  de meninas. Que sairá da igreja de Nossa Senhora do Rosário acompanhada pela banda de música da localidade – Emulação Popular.

Cabem muitos louvores ao ilustrado sacerdote, cura do Rosário, Sr. Jacintho Ignacio de Souza pelo inexcedível zelo com que observa os preceitos do seu ministério, concorrendo assim para que esta festividade se celebre anualmente com luzida pompa.

Hoje à noite há fogo preso oferecido pelo Sr. : Gouveia Fragoso.

*

Fala-se na criação de mais uma banda de música n’esta vila, a expensas do Sr. Manuel José Tavares Jr. Moço de grande talento.

Diz-se mais que a aquisição do instrumental está realizada.

*

Domingo último a comissão encarregada de solicitar pelo povo as esmolas para a procissão do Santíssimo da Atalhada, que deixou de fazer-se o ano último, começou nos seus trabalhos, sabendo-se por isso com certeza que se fará a referida procissão, que costuma ser no primeiro domingo de Setembro.

*

Acham-se levantadas de novo a melhoradas outras, as habitações (de pessoas pobres) que por ocasião do temporal de dezembro último, foram destruídas pelo mar.

Dizem-nos que foram obtidos para esse fim valiosos donativos solicitados pelo chefe do concelho, Sr. João Luiz da Câmara.

*

Tem completamente montada e em activo labor, a sua fábrica de faianças, o hábil e inteligente industrial, Sr. João Leite Pereira.

Desejamos-lhe as felicidades de que é digno.

*

A 24 do corrente mês de Junho, dia de S. João, na sua propriedade ao termo desta vila, distribui o Sr. João da Ponte um bodo aos pobres, constante de pão, carne e vinho.

*

Para a Exposição Industrial que se prepara para breve na Avenida da Liberdade em Lisboa, enviou o Sr. Manuel Leite Pereira uma série de espécimes de faianças da sua fábrica, que é uma das melhores do reino, pelo que esperamos mais uma vez coroados de bom êxito o seu génio empreendedor.

*

ÁTOMO
PUBLICAÇÃO QUINZENAL
ASSIGNATURA
Nos Açores, por mez . . . . . . … 80 rs.
Estrangeiro, trimestre . . . . . .  300 rs.
ANNUNCIOS
Comerciantes e particulares,
por linha . . . . . . .  20 rs.
Administrativos e judiciaes , id. 40 rs.
Permanentes, — ajuste convencional.
Publicações, — recebendo-se 1 exemplar
A correspondência deve ser dirigida ao Administrador —
Manuel Soares Pereira,
Atalhada, — Vila da Lagoa
Typ. Recreativa — P. Delgada.
 

Por: RoberTo MedeirOs
(Artigo publicado na edição impressa de agosto de 2017)

 

 

 

 

 

Categorias: Opinião, Voz do Passado

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*