Apresentados os resultados do projeto de Intervenção Comunitária e Sucesso Educativo na Lagoa

O projeto de Intervenção Comunitária e Sucesso Educativo, implementado no concelho de Lagoa e inserido no programa ProSucesso, tem como principal objetivo o sucesso escolar numa colaboração estreita entre a escola, a família e a comunidade.

A conferência de conclusão deste projeto decorreu esta quarta-feira, dia 19 de julho, no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, tendo como coordenador o professor José Ornelas, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA).

Foi demonstrado, nesta sessão, as diferentes intervenções e resultados obtidos na Escola Básica e Integrada de Água de Pau, na Escola Básica e Integrada de Lagoa e na Escola Secundária de Lagoa.

Durante a conferência do projeto de Intervenção Comunitária e Sucesso Educativo, foram desenvolvidos vários painéis, nomeadamente: a Apresentação dos Resultados do Ano Letivo 2016 – 2017; Apresentação do Sítio e Manual do Projeto; Escola e Sucesso Educativo; Práticas de Literacia e Sucesso Educativo; A Participação das Famílias no Sucesso Educativo; Estratégias de Promoção do Sucesso Educativo; Motivação e Sucesso Educativo; Participação da Comunidade no Sucesso Educativo e a Apresentação dos Objetivos e Composição da Comissão Coordenadora para a sustentabilidade do Projeto de Intervenção Comunitária.

Para a presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, esta apresentação não representa o fim do projeto, mas sim, o princípio de um novo e longo caminho, em prol do sucesso escolar.

De forma a garantir o sucesso escolar do concelho de Lagoa, toda a comunidade lagoense foi envolvida, principalmente com incentivos e apoios às famílias, numa relação de cooperação e de parceria entre as diferentes instituições.

A Câmara Municipal de Lagoa adotou várias medidas educacionais, nomeadamente com a adesão ao Plano Comunitário de Sucesso Educativo e ao projeto de Cidades Educadoras, de forma a investir e contribuir para a educação e formação lagoense, representando uma mudança social e comportamental do município.

Presente nesta sessão esteve o Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, que considerou que este ano de trabalho foi árduo, porém, foi demonstrativo de um êxito considerável, principalmente na diminuição das faltas injustificadas, aumento do sucesso escolar e bons resultados dos alunos.

O governante considerou que, através deste projeto, a devolução da confiança aos alunos, dando-lhes voz,  envolvendo os pais, professores e diversos parceiros, garantiu o sucesso do mesmo.

Segundo Avelino Meneses, este projeto tem que ter continuidade e ser desenvolvido noutras escolas, porque apesar de faltar ainda um “longo e sinuoso caminho”, o sucesso escolar permite o desenvolvimento da sociedade. Assim sendo, o Secretário Regional da Educação e Cultura defende o lema de que: “vale a pena estudar”.

Para Andreia Cardoso, Secretária Regional da Solidariedade Social, a coesão social e o desenvolvimento económico só são possíveis através da cooperação humana e organizações de cariz educacional. Outro grande objetivo deste projeto passa pela igualdade de oportunidades para todos, principalmente no acesso a um mundo de trabalho cada vez mais competitivo.

A Secretária Regional acredita que, a coesão social, pode afetar o sucesso escolar dos mais fragilizados, defendendo que as escolas são o mais poderoso capital social e que o foco desta estratégia passa pelos projetos de valorização das crianças.

A conferência Intervenção Comunitária e Sucesso Educativo permitiu demonstrar que, envolver a escola, comunidade e a família, em prol do sucesso escolar permite, com muito trabalho e colaboração, a obtenção de resultados educacionais muito favoráveis.

DL/AS

Categorias: Educação, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*