Deputados do PSD querem garantias da República para radares meteorológicos nos Açores

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral e António Ventura, querem saber se o Ministério das Finanças garante, em 2017, “as verbas necessárias para a instalação dos radares meteorológicos no arquipélago”, uma vez que, segundo o responsável pela delegação local do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), a atual situação leva “a previsão seja feita um pouco às cegas”, citam os parlamentares.

António Ventura lembra que, “no início de 2016, foi noticiado que o IPMA deixaria de ter acesso aos dados do radar instalado na Serra de Santa Bárbara. Desde então, os Açores continuam sem nenhum radar meteorológico, apesar do Governo ter prometido solucionar a situação, reinstalando o de Santa Bárbara e construindo um novo em São Miguel”, adianta o deputado.

Na recente audição da Ministra do Mar, na Comissão de Agricultura e Mar, quando questionada sobre a ausência de radares meteorológicos nos Açores, Ana Paula Vitorino referiu que “apenas estavam à espera da autorização do Ministério das Finanças para avançar para a instalação dos radares. Daí a nossa questão”, acrescenta o parlamentar.

Berta Cabral e António Ventura recordam igualmente que o Governo da República conseguiu atingir o défice, em 2016, “à custa de cortes na ordem do 1000 milhões de euros no Orçamento de Estado (OE), que afetaram os investimentos previstos e o normal funcionamento dos serviços públicos”.

O deputado açoriano refere ainda que os dados disponibilizados pelo radar “são de fundamental importância para se conhecer a meteorologia na Região e, segundo o próprio IPMA, nada substitui o radar atendendo ao seu grau de precisão e informação atualizada”.

DL/PSD

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*