Grupo de trabalho vai definir manual de boas práticas em humanização no Serviço Regional de Saúde

O Secretário Regional da Saúde afirmou esta sexta-feira, dia 7 de julho, em Ponta Delgada, que a elaboração de um manual das boas práticas em humanização tem como objetivo dar enfoque ao utente nos cuidados de saúde.

“Vamos criar uma carta onde estão vertidos os princípios da humanização para que cada profissional de saúde possa beber dessa informação e pôr em prática esses princípios”, afirmou Rui Luís.

O titular da pasta da Saúde, que falava à margem da primeira reunião do grupo de trabalho que vai estudar as estratégias de humanização e definir uma carta de princípios, adiantou alguns aspetos que podem constar no manual.

“Nós podemos estar a falar de pequenos atos como olhar e ouvir o doente, bem como da informática ao serviço do utente”, salientou.

Segundo o executivo regional, este grupo de técnico foi constituído em maio no decurso da reunião do Conselho Regional de Saúde, por sugestão dos conselheiros.

O grupo inclui representantes da Direção Regional de Saúde, das unidades de saúde de ilha, dos hospitais, das ordens dos Médicos, dos Farmacêuticos e dos Psicólogos e da Universidade dos Açores.

Rui Luís defendeu que, deste grupo de trabalho, deverá sair também uma estratégia ao nível da formação.

“Estamos a falar da formação para os profissionais desta área ao nível da humanização, do atendimento, do relacionamento entre as pessoas”, afirmou.

Além do grupo técnico, a Secretaria Regional da Saúde pretende auscultar as Comissões de Ética e os Conselhos de Administração de cada hospital para darem o seu contributo.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*