Museu Carlos Machado inaugura instalação “Gratia Plena”, de Inês Gil

O Museu Carlos Machado inaugura a 10 de junho, data em que assinala o 137.º aniversário, no Núcleo de Arte Sacra, na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, a instalação de vídeo intitulada “Gratia Plena”, de Inês Gil.

Segundo o executivo regional, a inauguração, que terá lugar pelas 16H00, inclui um momento musical pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Esta instalação, realizada em 2016 para a renovação da capela do Seminário da Nossa Senhora da Conceição, em Braga, é uma interpretação contemporânea da ‘Anunciação’, tendo como tema principal o mistério da origem da vida.

A obra está organizada em três momentos, apresentando o primeiro, denominado “Originis”, os quatro elementos da natureza e outros representantes do princípio da vida.

O segundo, intitulado “Immaculata”, envolve a presença humana, com o corte da pedra, a transformação da lã, a construção complexa de uma estrutura em madeira, questionando a sua possibilidade em ser espiritual através da ideia de conceção divina e imaculada, enquanto o terceiro, denominado “Annuntiatio”, é o momento da ‘Anunciação’, através de uma compreensão humanista expressa na leitura do texto “Ave Generosa”, de Hildegard de Bingen, escrito no século XII.

Inês Gil, realizadora de documentários e de instalações cinematográficas, filmou em São Miguel, em 2015, a instalação intitulada “Terra Prometida”, que aborda a descoberta amorosa na adolescência, estando atualmente a escrever a sua primeira longa-metragem de ficção, que irá também decorrer nos Açores.

Atualmente, leciona Cinema e Fotografia na Universidade Lusófona de Lisboa.

DL/Gacs

Categorias: Cultura, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*