Governo dos Açores convida parceiros para criar estrutura de acompanhamento do setor da carne

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas convidou mais de uma dezena de parceiros para criar uma estrutura de acompanhamento e intervenção no setor da carne de bovinos, em defesa de uma fileira competitiva, alicerçada na investigação e na produção sustentável.

A primeira reunião terá lugar a 7 de junho, no Parque de Exposições de São Miguel, para discussão dos estatutos da futura associação por entidades que se pretende que venham a ser sócias fundadoras.

Esta associação terá como missão promover a carne açoriana, encontrar mecanismos de valorização da fileira, promover estudos científicos, prestar aconselhamento político e analisar os mercados nacionais e internacionais, com vista ao desenvolvimento de uma fileira economicamente importante e em crescimento no arquipélago.

Paralelamente, pretende-se que incentive a realização de estudos científicos e técnicos, abrangendo as diferentes vertentes socioeconómicas da realidade do setor na Região e contribua para a educação do consumidor, de forma isenta, promovendo ações que divulguem os benefícios associados ao consumo de carne, em particular dos animais provenientes de pastagem.

Os Açores produzem carne de grande qualidade, em resultado do esforço dos empresários agrícolas e dos investimentos públicos realizados em infraestruturas de apoio à fileira, nomeadamente a construção de uma nova e moderna rede regional de abate, cujas unidades estão certificadas e homologadas para operarem nos exigentes mercados internacionais.

Além da Região Autónoma dos Açores, representada pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas, foram hoje convidados para sócios fundadores o Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), a Federação Agrícola dos Açores, a Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses e a Associação de Jovens Agricultores Terceirenses.

Entre as entidades convidadas encontram-se também a Associação Agrícola da Ilha das Flores, a Associação de Criadores de Bovinos da Raça Ramo Grande, a Associação de Criadores da Raça Aberdeen Angus, o Núcleo de Criadores de Bovinos de Raças de Carne da Ilha Terceira, a Cooperativa União Agrícola, a AGROMARIENSECOOP, a Cooperativa Verde Atlântico, a UNICOL e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*