XVI Gala do Desporto Açoriano com duas novas categorias

A XVI Gala do Desporto Açoriano, cujas cerimónias decorrem, como tem sido habitual nos últimos anos, de forma descentralizada a partir de 22 de maio, conta com duas novas categorias, denominadas “Prestígio Desportivo” e “Desportista do Ano”.

Segundo o executivo regional, a categoria “Prestígio Desportivo” engloba os agentes desportivos não praticantes que se notabilizaram em 2016 pela excelência do seu desempenho, enquanto a categoria “Desportista do Ano” integra os atletas que mais se evidenciaram em 2016 pelas suas prestações desportivas, bem como pelos resultados de excelência obtidos a nível europeu e mundial.

As duas categorias são eleitas por votação efetuada pelos órgãos de comunicação social com sede na Região.

Com estas duas novas categorias pretende-se valorizar e premiar quem efetivamente se notabilizou, tentando cada vez mais caminhar para aquilo que é considerado como o apogeu desportivo, bem como contribuir para o reconhecimento social do Desporto, sublinhando a sua importância no desenvolvimento humano, valorizando os seus princípios de ética, integração, tolerância e colaboração, assentes na expressão de cidadania, que é a participação coletiva na vida das estruturas associativas, e a sua expressão individual.

Para este ano, após a análise das candidaturas apresentadas, apenas a categoria “Resultados e Classificações Nacionais do Desporto Escolar” não possui galardoados.

Assim, em conformidade com os critérios de seleção existentes, a XVI Gala do Desporto Açoriano contempla 96 galardoados, num total de 120 troféus a distribuir pelas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico e Faial.

A lista de galardoados da XVI Gala do Desporto Açoriano estará disponível a partir de sexta-feira, 19 de maio, no Portal do Governo dos Açores, na página da Direção Regional do Desporto.

As cerimónias de entrega dos troféus decorrem em cada ilha, num modelo descentralizado, começando a 22 de maio, pelas 20H30, no Clube Asas do Atlântico, em Santa Maria.

No dia seguinte, terá lugar a cerimónia na ilha Terceira, pelas 20H30, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, realizando-se a 25 de maio, pelas 14H15, a cerimónia relativa à ilha do Faial, na Escola Secundária Manuel de Arriaga, e, às 20H30, a cerimónia de entrega de galardões na ilha do Pico, na Escola Básica e Secundária de São Roque.

A Gala do Desporto Açoriano relativa à ilha de São Miguel terá lugar a 30 de maio, pelas 19H30, no Centro Municipal de Atividades Culturais do Nordeste, e, a 9 de junho, pelas 18H00, terá lugar a cerimónia da ilha de São Jorge, na Escola Básica e Secundária das Velas.

A Gala do Desporto Açoriano, que se realiza desde 2002, visa homenagear e distinguir os agentes desportivos, as entidades do desporto escolar e as entidades do associativismo desportivo que se notabilizaram ao longo do ano anterior, através dos resultados e classificações alcançados, bem como pelo contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional.

Esta iniciativa pretende ainda reforçar a promoção e o papel de cada cidadão na procura de uma vida mais ativa, bem como diferenciar, pela positiva, todo o trabalho e os resultados de excelência alcançados.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*