Deputados do PS na Assembleia da República discutem CETA em Ponta Delgada

O presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, vai participar no debate “CETA (Acordo Comercial União Europeia/Canadá) – Desafios e Oportunidades para os Açores”, que terá lugar no dia 15 de maio, numa unidade hoteleira, em Ponta Delgada.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, trata-se de uma iniciativa dos deputados do PS eleitos pelos Açores na Assembleia da República, Carlos César, João Castro e Lara Martinho, a quem cabe a moderação do debate.

Os deputados socialistas açorianos têm-se batido pela aplicação em pleno do CETA no arquipélago e estimam que esta realidade poderá alavancar e dinamizar o comércio externo português, prevendo que o CETA potencie um crescimento das trocas comerciais entre União Europeia e o Canadá na ordem dos 23%.

“Este é um acordo muito importante para Portugal e para os Açores, é importante envolver os açorianos neste debate”, explica a deputada do PS, que tem grande expectativa no que toca, por exemplo, à abertura do mercado canadiano aos laticínios da Região Autónoma dos Açores.

Lara Martinho acredita mesmo que “o CETA é o acordo mais progressivo negociado pela União” e que Portugal tem muito a ganhar com este acordo tendo em conta a sua posição geográfica. “Veja-se o reconhecimento pioneiro por parte do Canadá das Indicações Geográficas Protegidas, ou o sistema judicial para o investimento”, exemplifica. “Assim que entrar em vigor 98% das tarifas aplicadas às exportações europeias para o Canadá desaparecerão”, acrescenta.

O debate, que decorrerá pelas 18h00, contará ainda com a presença de Rui Bettencourt, secretário regional adjunto da Presidência para as Relações Externas; Jeffrey Marder, embaixador do Canadá; Mário Fortuna, presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores.

DL/GPPS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*