Rui Bettencourt convida os jovens a deixarem-se “encantar” pela Europa

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas convidou esta segunda-feira, dia 8 de maio, os jovens açorianos a entusiasmarem-se e a deixarem-se “encantar, com lucidez”, pela Europa e pelos seus valores de humanismo, promovendo também o seu aperfeiçoamento.

Rui Bettencourt, que falava, em Ponta Delgada, na abertura das comemorações do Dia da Europa, sublinhou que “a Europa deve ser encantamento, modernidade e futuro”, destacando o papel dos jovens nesse sentido.

“A Europa encontra-se cheia de esperança porque vocês, jovens, são o seu futuro e são, ao mesmo tempo, a finalidade e os atores desta procura constante de construção de uma Europa unida, de paz e de progresso”, afirmou o titular da pasta das Relações Externas, salientando que são os jovens que, “ao longo deste século XXI, vão moldar os Açores e a Europa”.

“Hoje é, de facto, o vosso momento”, frisou Rui Bettencourt, que recordou o apelo à “União dos europeus” feito há 67 anos por Robert Schuman, manifestando esperança no futuro da União Europeia, numa altura em que a Europa “se encontra com algumas dúvidas, mas também com muitas esperanças no futuro”.

Para Rui Bettencourt, há que “seguir em frente”, porque “a Europa continua”, apesar da saída da Grã-Bretanha, considerando que se colocam agora “novas formas de solidariedade entre os 27” estados membros.

Segundo o executivo regional, as comemorações do Dia da Europa na ilha de São Miguel decorreram na Academia das Artes dos Açores, contando com a participação de cerca de uma centena de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Ponta Delgada e da Lagoa.

Os jovens tiveram a oportunidade, durante a manhã, de participar em sete oficinas e ateliers dedicados a temáticas como a diversidade cultural na Europa, os trajes europeus, os países e símbolos da União Europeia, a agricultura biológica, a água na vida ou as pinturas faciais, dinamizados por diversos parceiros que colaboraram nesta iniciativa do Governo dos Açores.

Na ocasião, foram também inauguradas duas mostras, intituladas ‘Modelos e símbolos na arte de vestir’ e ‘Rostos da União Europeia’, depois da abertura das comemorações pela personagem ‘Mãe Europa’, a que se seguiu a execução do Hino da Alegria, de Beethoven, e um momento de expressão cultural, denominado ‘Europa a Cores’.

As comemorações do Dia da Europa decorrem terça-feira, 9 de maio, na ilha do Corvo, com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, que vai inaugurar um mural pintado pelo artista Daniel Eime, no âmbito da iniciativa ‘Cidadão do Corvo, Cidadão da Europa’.

Neste mural constam os rostos do europeísta Jacques Delors e do corvino mais idoso da ilha, José Mendonça Machado, contando a cerimónia de inauguração com a participação da Câmara Municipal do Corvo, da Banda Filarmónica Lira Corvense e da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*