Visitarte encerra primeira edição com planos futuros

Visitarte – o festival de artes em casas rurais, que aconteceu entre os dias 1 e 4 de maio, no concelho de São Roque do Pico, a Capital do Turismo Rural, encerrou com a tradicional moda de chamarrita. O Grupo de Cordas Ilha Negra acompanhou a voz do próprio Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, para, assim, deixar o desafio que o Visitarte continue como projeto anual. O lugar idílico da apresentação foi nas Adegas do Pico, uma aldeia de casas rurais, na freguesia da Prainha.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, as visitas a oito propriedades do concelho, desde a nova aldeia Baco´s Corner – no Lajido, Alto da Bonança – na freguesia de Santa Luzia, a carismática Casa do Paim – em Santo António, a vistosa Adega da Varanda Alta – em Santo Amaro, Villa 4 Seasons e a Aldeia das Adegas – em São Roque, centenas de pessoas, residentes e visitantes, desfrutaram de apresentações guiadas aos empreendimentos turísticos e acompanhadas por arte e artistas.

MiratecArts, a entidade organizadora do evento, planeou um programa artístico que acompanhou cada local “de acordo com o feeling to espaço” diz Terry Costa, o diretor artístico da associação. Desde os sons mais tradicionais do Grupo de Chamarritas e do Grupo de Cordas Ilha Negra, da Casa da Música da Candelária, Fado Ilhéu, Duo Canarinho e o quarteto liderado pelo bandolim de Zilda Machado com Manuel Amaro Eduardo, José Leonardo e Mónica Goulart, ao duo musical contemporâneo Half Step Down e, ainda, a estreia de música original portuguesa por Bruno da Rosa, passando pela dança com a turma de Sofia Sousa, da Santa Casa da Misericórdia, e performance-arte com cavalo e pintura ao vivo, pelo próprio Terry Costa, a audiência foi contemplada deliciosamente com os momentos artísticos, convívio e aprendizagem de algo de que se podem orgulhar de ter na sua ilha: empreendimentos turísticos construídos ou re-construídos com muito coração.

A MiratecArts pretende adicionar este roteiro artístico por casas rurais ao seu programa de eventos anuais. Sendo assim, convida outros empreendimentos a se juntarem à lista do programa, bem como empresas de animação turística interessadas em organizar eventos paralelos aos momentos artísticos. Visitarte está previsto voltar na próxima primavera à Capital do Turismo Rural – São Roque do Pico.

DL/Mirateca

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*