Refeições saudáveis nas escolas deve ser uma prioridade para os decisores políticos

O grupo parlamentar do PSD/Açores saúda a iniciativa dos subscritores da petição pública que propõe a inclusão de uma alternativa vegetariana nas cantinas/refeitórios das escolas açorianas e reafirma que o fornecimento de alimentação saudável deve ser uma prioridade para os decisores políticos da Região.

Para Maria João Carreiro, que falava à saída da Comissão de Assuntos Sociais, onde foi apresentada a petição, a inclusão de uma alternativa vegetariana nas escolas tem a vantagem de “sensibilizar os alunos para a inclusão de mais vegetais nas refeições, com efeitos positivos de ponto de vista ambiental, ecológico e da saúde humana”.

“A alimentação saudável nas escolas deve ser uma prioridade dos decisores políticos da Região. Os Açores são uma das regiões do país com a mais alta taxa de obesidade infantil e, como se sabe, os maus hábitos alimentares têm repercussões ao nível da saúde, mas também no aproveitamento escolar dos alunos”, defendeu a deputada social-democrata.

O PSD/Açores tem vindo a alertar para a necessidade de rever os cadernos de encargos dos concursos públicos para o fornecimento de refeições nas escolas dos Açores, de forma a garantir a melhoria da qualidade dessas mesmas refeições.

Em março, durante uma audição a Avelino Meneses, secretário regional da Educação, Maria João Carreiro defendeu que esses cadernos de encargos não devem obedecer apenas a critérios economicistas, mas sim aos requisitos de segurança alimentar, qualidade nutricional e quantidade recomendada para crianças e jovens em idade escolar.

DL/PSD

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*