EBI de Lagoa – Semana da Leitura 2016/2017

Entre 27 e 31 de março de 2017 comemorou-se, em todas as escolas portuguesas, a 11.ª edição da Semana da Leitura, com o mote Ler prazer|Ler p’ra Ser.

Este ano, para além da celebração da leitura, pretendia dar-se voz e espaço a TODOS os LEITORES, na partilha contagiante do gosto e do prazer de ler, transportando a leitura para o domínio público e coletivo.

Na EBI de Lagoa, a iniciativa integrou um conjunto de atividades onde crianças e adultos estreitaram laços e cimentaram partilhas, discutiram ideias e sensações, estimulando a imaginação, o sonho e a compreensão da realidade e do mundo.

A Semana foi inaugurada com uma Oficina de Construção de Livros Miniatura, ministrada pela professora Elisabete Lopes, uma vez que, tal como os homens, os livros não se medem aos palmos.

A comemoração continuou com O Livro da Minha Vida, conversa informal à volta de livros. O arquiteto Igor França (Câmara Municipal de Lagoa) e os professores Paulo Ferreira (Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBI de Lagoa), Manuel António Rodrigues (Conselho Pedagógico) e Liliana Pinheiro (Conselho Executivo) foram convidados a falar dos livros que mais os marcaram.

Na terça-feira, o Projeto Canta Comigo, Leio Contigo dinamizou uma sessão de contos para as turmas da educação pré-escolar da EB1/JI Tavares Canário, no período da manhã, e para as turmas 3.º CAII, 4.º CAI e DOV B, no período da tarde. Houve Chibos sabichões, Ferozes animais selvagens, rap e muita, muita animação.

No mesmo dia, ainda se assistiu à apresentação da obra Vamos sentir com o Necas (Programa de Promoção Emocional) e à realização de jogos sobre as emoções, atividade dinamizada pelas doutoras Joana Benevides, Carolina Pereira e Raquel Martins.

Na quarta feira, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas e a disciplina de Educação Musical desenvolveram a atividade “Canções com História”, no Pavilhão Central. Nesta atividade participaram, com bastante entusiasmo, todas as turmas do 6.º ano de escolaridade e o Clube de Música. Cada turma apresentou uma canção trabalhada e analisada nas referidas disciplinas, tendo assim, sido entoadas sete canções.

A assistir à atividade estiveram também pais, encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa.

Para ativar os cinco sentidos, a professora Ângela Coroado (EBI de Água de Pau) brindou as turmas A e E, do 5.º ano, na quinta-feira, com a História da princesa e do cérebro que sentia demais. Desengane-se quem julga que se tratava de uma princesa qualquer: os seus neurónios assustavam-se muito e reagiam demasiado a todas as informações que as células nervosas lhes enviavam!….

Ainda no mesmo dia, o Clube de Leitura da EB 2, 3 Padre João José do Amaral convidou as duas turmas do 2º ano de escolaridade da EB1/JI Francisco Carreiro da Costa e a turma do Programa Ocupacional para assistirem à apresentação da atividade  No tempo em que os Animais Falavam, que  consistiu na apresentação de diversas fábulas, umas simplesmente lidas, outras apresentadas em teatro de fantoches, umas mais conhecidas que outras.

A apresentação terminou com todos os alunos a entoar uma canção alusiva a uma das fábulas.

Por fim, o “Coelhinho da Páscoa” distribuiu algumas guloseimas alusivas à época, terminando a atividade de forma doce e divertida.

As turmas A e F, do 6.º ano, também tiveram oportunidade de ficar a conhecer a autora Ana Sofia Medeiros e o respetivo romance O Resgate dos gémeos. Afinal, nunca devemos desistir dos nossos sonhos, pois, muitas vezes, os mesmos resgatam-nos.

A Dr.ª Felisbela Batista, coordenadora nacional do grupo de dadores de sangue dos SSCGD, encerrou a Semana da Leitura 2016/2017 com a ação de sensibilização Vamos falar de pessoas — dádiva de sangue. A mesma chamou a atenção dos alunos (no futuro, potenciais dadores) para o facto de uma simples dádiva poder salvar três vidas.

Ao longo da Semana decorreram na BE e no Pavilhão Central a exposição de trabalhos dos Clubes e o concurso Selfies com livros. 

Biblioteca Escolar
Departamento de Português
Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Clube de Leitura

Categorias: EBI de Lagoa

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*