Governo dos Açores apresenta campanha “Antes de me Discriminares, Conhece-me”

O Diretor Regional da Juventude salientou a importância de iniciativas que promovam a igualdade e a não discriminação como “forças motrizes para uma sociedade que se quer mais justa e inclusiva”.

Lúcio Rodrigues falava na apresentação da quinta edição da campanha ‘Antes de me Discriminares, Conhece-me’, uma iniciativa do Governo dos Açores, implementada através das direções regionais da Juventude, da Solidariedade Social e da Educação, em parceria com a Associação CIPA – Novo Dia.

Na sua intervenção, o Diretor Regional da Juventude destacou as valências desta campanha que, ao longo dos anos, tem contribuído para a “promoção da igualdade, a prevenção da violência doméstica e no namoro, a prevenção da gravidez na adolescência e o combate às várias discriminações, através da implementação de um conjunto de eventos e atividades direcionadas aos jovens e aos que ocupam um papel fundamental na sua formação e integração social”.

Lúcio Rodrigues frisou a importância de promover este tipo de iniciativas junto dos jovens, especialmente tendo em conta as “várias formas de discriminação” que têm vindo a surgir nesta faixa etária, nomeadamente o bullying e cyberbulling.

Nesse sentido, afirmou que esta campanha tem “vindo a fomentar, ao longo dos anos, uma crescente consciência e mudança de mentalidades e atitudes junto daqueles que podem efetivamente proporcionar e perpetuar esta mudança: os jovens e os seus educadores”.

Por seu lado, a Diretora Regional da Solidariedade Social, Marta Bulhões, frisou a importância da articulação entre os vários organismos do Governo dos Açores e a forma integrada como têm vindo a trabalhar, que considerou constituir um “instrumento privilegiado no contacto com as entidades e na criação de novas políticas e paradigmas socioeducativos, através das suas perspetivas multidisciplinares, o que é fundamental na sensibilização da comunidade para as questões da discriminação”.

O Diretor Regional da Educação, José Freire, também presente nesta apresentação salientou o trabalho que decorre em cinco ilhas no âmbito do plano de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores pela Educação, que “contempla a parceria com a comunidade educativa e com as associações de inclusão social, privilegiando as áreas da promoção de valores da cidadania e dos princípios da igualdade”.

A campanha ‘Antes de me Discriminares, Conhece-me’ será implementada em duas dezenas de escolas da Região, envolvendo a realização de cerca de 50 sessões em aula até ao final deste ano.

A aposta para 2017 centrar-se na formação de professores e de outros profissionais da educação, na elaboração de um guia de boas práticas para a Unidade Curricular de Cidadania e na concretização de um roteiro que percorrerá várias ilhas do arquipélago e que não se restringirá aos principais centros populacionais.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*