Biblioteca Pública de Ponta fica como fiel depositária de cartas originais de Antero que são propriedade da Autarquia

O Presidente da Câmara, José Manuel Boleiro, anunciou, esta terça-feira, Dia Municipal de Antero Quental, que as cartas inéditas daquele que foi um dos maiores pensadores portugueses de todos os tempos, serão entregues à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, entidade que ficará como fiel depositária dos documentos referidos.

Depois de participar na cerimónia de entrega dos Diplomas de Mérito aos alunos do Ensino Secundário e aos alunos do Ensino Básico, que decorreu na Escola Secundária Antero de Quental, no dia em que passaram 175 anos do seu nascimento (Dia da Escola), José Manuel Bolieiro, acompanhado dos responsáveis da Secundária, da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental, presidida pro Pedro Gomes, e do coordenador das comemorações, Pedro Pascoal, o Presidente José Manuel Bolieiro, depositou uma coroa de flores junto ao busto que se encontra no jardim do Colégio (jardim Antero de Quental, no Largo do Colégio.

As comemorações terminaram com o lançamento de uma nova edição do livro “As Fadas”, de Antero de Quental, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Uma iniciativa da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental e da Editora Artes e Letras, com ilustrações dos alunos de Artes da Escola Secundária que tem como patrono o grande pensador, poeta e político. A edição foi apoiada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Na sua intervenção, no Salão Nobre, José Manuel Bolieiro, ao anunciar a cedência, para depósito, das cartas inéditas de Antero (propriedade da Autarquia), à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, referiu que tal só possível em concertação com a Direção Regional da Cultura.

José Manuel Bolieiro anunciou, por outro lado, que, em conversações desenvolvidas, ao longo destes últimos anos, quer com a Direção Regional da Cultura, quer com a Irmandade e com o Santuário do Santo Cristo, propomos fazer um memorial de Antero de Quental, no Campo de São Francisco.

O autarca referiu, ainda, que no Dia Municipal de Antero de Quental, a Autarquia conseguiu, em parceria, concretizar uma série de iniciativas, comemorando o legado de Antero.

DL/CMPD

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*