Observação solar, na Praça de Nossa Senhora do Rosário na Lagoa, promovida pelo OASA

O Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA) dinamizou uma observação solar na Praça de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Lagoa.

A atividade decorreu esta terça-feira, dia 4 de abril, onde todos os interessados puderam observar, de forma gratuita, o Sol, com a utilização de dois telescópios apropriados para o devido efeito, nomeadamente com filtros.

De salientar que o OASA é um centro de ciência que tem como principal objetivo a divulgação do conhecimento científico em temáticas relacionadas com a astronomia.

Segundo Pedro Garcia, Divulgador Científico do OASA, estas atividades decorrem na cidade de Lagoa desde 2013 e permitem levar a ciência às pessoas, de forma surpreendente, mas também divulgar o trabalho efetuado pelo centro de observação astronómico.

“Escolhemos a Praça de Nossa Senhora do Rosário por ser uma zona mais centralizada, que tem um espaço aberto com pessoas e situa-se no cruzamento entre as freguesias da cidade. No início, as pessoas ficam um pouco envergonhadas, evitam-nos um pouco, mas depois conseguimos quebrar o gelo”, explicou Pedro Garcia ao Jornal Diário da Lagoa.

O mês de abril é o Mês Mundial da Astronomia (MMA), onde as comemorações são promovidas e divulgadas internacionalmente pela associação “Astronomers Without Borders”.

De forma a celebrar o mês Mundial da Astronomia, o OASA irá promover várias atividades durante todo o mês, nomeadamente: observações noturnas, “Uma Noite com as Estrelas”, “O Globo à Noite”, Olimpíadas de Astronomia, uma palestra com Jared Espley subordinada ao tema “Jupiter and its Moons”, promovendo assim atividades tanto dentro como fora de portas do centro de ciência.

DL/AS

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*