Governo dos Açores assinala 60.º aniversário do Tratado de Roma

O Governo dos Açores assinala o 60.º aniversário do Tratado de Roma com a realização de uma palestra e de um concerto na ilha Terceira, que contarão com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.

Recorde-se que a 25 de março de 1957 foi assinado o Tratado de Roma, que criou a Comunidade Económica Europeia (CEE) ou Mercado Comum, com o objetivo de criar um espaço sem fronteiras onde pessoas, mercadorias e serviços pudessem circular livremente, lançando as bases que permitiram um longo período de paz na história da Europa.

A palestra “Os novos desafios da Europa” é a primeira de um ciclo de conferências que terá lugar ao longo deste ano para assinalar os 60 anos do Tratado de Roma e os 25 anos do Tratado de Maastricht, no âmbito do programa Cidadania Europeia – Europa para os Açorianos.

Este ciclo de conferências, que conta com a presença de personalidades das mais diversas áreas e europeístas nacionais e estrangeiros, abordará diferentes temáticas, desde a inovação à política, passando pelo desenvolvimento, cultura ou educação, áreas fulcrais na abordagem da cidadania, além de outras questões, como a ultraperiferia, o mar e as novas centralidades dos Açores.

As próximas conferências estão agendadas para abril, com a ilha de São Miguel a receber o especialista em estratégias de inovação empresarial, Gilles Garel, enquanto o artista Daniel Eime vai proferir no Corvo uma palestra centrada na arte como recurso de envolvimento comunitário.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*